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dc.contributor.advisorZanini, Roselaine Ruviaro
dc.creatorAbbade, Eduardo Botti
dc.date.accessioned2017-12-07T10:59:26Z
dc.date.available2017-12-07T10:59:26Z
dc.date.issued2011-06-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12147
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2011.por
dc.description.abstractA large number of specific orientations have got the attention of researcher and managers of great spectrum of segments and organizational activities. The focus on competitiveness as the quest for strategic advantages requires the adoption of specific orientations and strategic postures that synchronize the enterprise and the market demands. Learning Orientation and Market Orientation have got a lot of attention in the academic and managerial field. The present study aims to identify how the learning orientation (LO) and market orientation (MO) are related to each other and how they influence the performance of enterprises in the central region of Rio Grande do Sul It was conducted a survey research with 123 companies and the data collection instrument was developed using the scale of Orientation for Learning, the MARKOR scale and items of organizational performance evaluation. It was developed analyses of multiple regressions, factor analysis beyond the elaboration of structural equation. When observed just the relationships between the latent variables of the MO and performance it was verified that just Responsiveness has a significant influence in organizational performance. However, when observed just the relationships between the latent variables of LO and performance it was verified that just “Open Mind” has a significant influence in performance. The results suggest that market orientation has a significant positive influence on organizational performance of the companies surveyed. Also, learning orientation had no significant impact. The correlation between the orientations was high and significant.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrientação para o mercadopor
dc.subjectOrientação para a aprendizagempor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectModelagem de equações estruturaispor
dc.subjectMarket orientationeng
dc.subjectLearning orientationeng
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectOrganizational performanceeng
dc.subjectStructural modeling equationeng
dc.titleOs efeitos da orientação para a aprendizagem e da orientação para o mercado no desempenho organizacionalpor
dc.title.alternativeThe effects of learning orientation and market orientation on organizational performanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoAs diversas orientações estratégicas têm chamado a atenção tanto de pesquisadores como de empresários do mundo todo nos mais diversos segmentos de atuação empresarial. O foco na competitividade e a busca por vantagens competitivas exigem a adoção de orientações e posturas estratégicas que melhor alinhem as empresas às exigências dos mercados. Duas orientações que tem chamado a atenção do meio acadêmico são a Orientação para o Mercado e a Orientação para a Aprendizagem. Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação para o Mercado se relacionam entre si e influenciam o desempenho das empresas da região central do Rio Grande do Sul. Foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento com 123 empresa e o instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando a escala de Orientação para Aprendizagem, a escala MARKOR e itens de avaliação do desempenho organizacional. Foram realizadas análises de regressão linear múltipla, análise fatorial e modelagem de equação estrutural para o modelo teórico de estudo. Quando observada apenas as relações das dimensões da Orientação para o Mercado e o Desempenho Organizacional percebeu-se que apenas a Responsividade tem influência significativa. Já quando se observou apenas as relações das dimensões da Orientação para a Aprendizagem e o desempenho verificou-se que apenas a “Mente Aberta” apresentou influência significativa no desempenho. Os resultados sugerem que a orientação para mercado exerce uma influencia positiva e significativa no desempenho organizacional das empresas pesquisadas. Já a orientação para aprendizagem não apresentou impacto significativo no desempenho empresarial. As duas orientações apresentaram uma elevada correlação entre si.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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