dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Bob, Isorobete Moreira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T13:47:33Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T13:47:33Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The work is developed from the motivation of the author, who entered as an educator
in public schools teaching of Cruzeiro do Oeste - PR, seeks to know the reality of
inclusive education through the recognition of individuals who work in education,
training and their views on inclusion. To this end, we opted for a case study with
qualitative and quantitative approach. First, it seeks to approach the issue of
inclusion for the construction of quality education for all, which is inclusive education
in the current context marked significantly by the exclusion. In this sense, the social
function of schools, inclusion, exclusion and prejudice that can occur in their
environment are discussed in an attempt to elucidate the theme. Next, we seek to
understand the principles of an inclusive school, considering the need to rethink the
practices of everyday school life in order to strengthen the educational management
in the face of new paradigms which act against the law and educational experiences.
Finally we present the research data held in the municipal school, when twenty
educators expose the reality of inclusion and his views are discussed in order to
understand the proposal of inclusive education and the advance / decline in the
current policies for inclusion of people with SEN. It is considered that given the
current scenario, in which teacher training still does not cover the proposed inclusion
and the precariousness of ordinary schools, which do not have structural or
pedagogical standards for inclusive education, there is a very great resistance by
from educators to understand how the inclusion task to be undertaken by the regular
school. Urge us to rethink the policies of inclusion within the Government and the
whole school community in order to effect a quality education for all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Educação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PR | por |
dc.title.alternative | Inclusive education in a society exclusive: challenges of management education in public schools Cruise West – PR | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho desenvolve-se a partir da motivação da autora, que inserida como
educadora na rede municipal ensino de Cruzeiro do Oeste – PR, busca conhecer a
realidade da educação inclusiva, através do reconhecimento dos sujeitos que atuam
no ensino, sua formação e concepções sobre a inclusão. Para tanto, optou-se por
um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, busca-se uma
aproximação da temática da inclusão para a construção da educação de qualidade
para todos, na qual se situa a educação inclusiva em um contexto atual marcado
significativamente pela exclusão. Neste sentido, a função social da escola, a
inclusão, a exclusão e o preconceito que podem acontecer em seu meio são
debatidos na tentativa de elucidar a temática investigativa. Em seguida, procura-se
perceber os princípios de uma escola inclusiva, considerando a necessidade de
repensar as práticas do cotidiano escolar de modo a fortalecer a gestão educacional
frente aos novos paradigmas que se configuram frente à legislação e às
experiências educativas. Finalmente apresentam-se os dados da pesquisa realizada
na rede municipal de ensino, quando, vinte educadores expõem a realidade da
inclusão e suas concepções são discutidas no intuito de compreender a proposta da
educação inclusiva e o avanço/retrocesso das atuais políticas para inclusão de
pessoas com necessidades educativas especiais. Considera-se que, diante do
quadro atual, na qual a formação dos professores ainda não abarca a proposta de
inclusão bem como da precariedade das escolas regulares, que não possuem
condições estruturais ou pedagógicas mínimas para uma educação inclusiva, há
uma resistência muito grande por parte dos educadores em compreender a inclusão
como tarefa a ser desenvolvida pela escola regular. Urge que repensemos as
políticas de inclusão, no âmbito do Poder Público e de toda a comunidade escolar de
modo a efetivar uma educação de qualidade para todos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |