Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorBohrer, Jacimira Höher
dc.date.accessioned2016-01-19T14:00:57Z
dc.date.available2016-01-19T14:00:57Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1215
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research presents some thoughts on the school management in the contemporary world and the rationalities that constitute one approach to bringing about the Theory of Communicative Action by Jürgen Habermas and prospects before a management school focused to a more democratic and participatory. For the development of this work were performed literature searches in the search for theoretical support to the project desired by some authors selected can quote Jürgen Habermas which is where the main idea of this project, with his Theory of Communicative Action, José Carlos Libâneo , we offer subsidies for a better understanding of the current context of education, Paro Vitor Henrique and Heloise Lück, among other elements that bring us to think the school management. We found great changes in contemporary society that focused directly on educational reforms as a whole, these changes met the preponderance of a rationality that is to overwhelm the education and interfere in all its bodies, including the school management. We thus attempt on the theory of communicative action supports a think management approach built on a less bureaucratic and more participatory, and for that purpose, this paper concludes that, so we can implement a management school built on the model of democratic and communicative paradigm we need to promote the approach and the participation of all stakeholders in the educational process, among them, government agencies, teachers, managers and administrative community to dialogue about the foundations of justification of education, their perspectives and goals. Building this way management can take up key issues that were overlooked by instrumental reason, which are citizenship, ethics, cooperative spirit and social responsibility, and that is only possible through a dialogic and communicative action that fosters openness to discussion and reflections by proposing critical, participative and cooperative.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAção comunicativapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativapor
dc.title.alternativeA perspective on school management democratic communicative actioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta algumas reflexões sobre a Gestão Escolar no mundo contemporâneo e as racionalidades que a constituem, trazendo uma abordagem a respeito da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e suas perspectivas diante de uma gestão escolar voltada a uma prática mais democrática e participativa. Para o desenvolvimento de tal trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas na busca de aportes teóricos de suporte ao projeto pretendido, entre alguns autores selecionados podemos referir Jürgen Habermas de onde parte a idéia principal de tal projeto, com a sua Teoria da Ação Comunicativa, José Carlos Libâneo, que nos oferta subsídios para um melhor entendimento do contexto atual em educação, Vitor Henrique Paro e Heloisa Lück, entre outros, que nos trazem elementos para pensar a gestão escolar. Verificamos na contemporaneidade grandes transformações que incidiram diretamente nas reformas educativas como um todo, nessas mudanças encontramos a preponderância de uma racionalidade instrumental que passa a sobrepujar a educação e interferir em todas as suas instâncias, entre elas, a gestão escolar. Dessa forma, buscamos nos aportes teóricos de ação comunicativa suporte para pensarmos uma gestão construída numa perspectiva menos burocrática e mais participativa, e para tal propósito, o presente trabalho conclui que, para que possamos implementar uma gestão escolar construída nos moldes do paradigma comunicativo e democrático é preciso promover a aproximação e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, entre eles, órgãos públicos, professores, gestores administrativos e comunidade para dialogar a respeito das bases de justificação da educação, suas perspectivas e objetivos. Construindo dessa forma uma gestão capaz de retomar questões fundamentais que foram desconsideradas pela razão instrumental, que são a cidadania, a ética, o espírito cooperativo e a responsabilidade social, e isso só será possível mediante uma ação comunicativa e dialógica, que propicie abertura a discussões e reflexões através de uma proposta crítica, participativa e cooperativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples