Mostrar registro simples

dc.creatorMilitz, Mari Lucia
dc.date.accessioned2017-12-19T13:48:55Z
dc.date.available2017-12-19T13:48:55Z
dc.date.issued2016-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12168
dc.description.abstractThis paper presents a survey within the framework of teacher education from a textbook analysis activity offered by the National Textbook Program. With this, the aim is to investigate how the process of assigning meaning around the content of Spatial Geometry by academics of course degree in mathematics at the Universidade Federal de Santa Maria. For this, we used the preparation of conceptual maps (Novak, 1984) as a method for the evaluation of existing concepts in cognitive structure of participants and a screenplay by analysis, which contained the steps of analysis and, finally, a questionnaire with subjective questions about the activity carried out. This work was conducted in the contributions of the theory of meaningful learning (Ausubel, 2003), which defines the meaningful learning as the relationship between the concepts present in the cognitive structure (subsumer) and which will be learned. Besides, sets a potentially significant material as being that able to relate to the prior knowledge of the learner. That way, you want to show to future teachers a educational material cannot be chosen anyway as instructional material, it is necessary to know if your student will be able to learn the desired content through the way it is exposed in the book. With the activity performed, one can show the importance of this conscious choice, since, when research participants drew up a second concept map in order to detect learning met cases where failed to learn from the material which were told to analyze.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMapa conceitualpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectConcept mapeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleAnálise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professorespor
dc.title.alternativeContent analysis of spatial geometry in high school textbooks: an activity within the scope of the initial training of teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se dá o processo de atribuição de significado em torno do conteúdo de Geometria Espacial pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, utilizou-se a elaboração de Mapas Conceituais (Novak, 1984) como método de avaliação dos conceitos existentes na estrutura cognitiva dos participantes e um roteiro de análise, que continha os passos da análise e, por fim, um questionário com perguntas subjetivas sobre a atividade realizada. Este trabalho foi realizado nos aportes da teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003), que define a aprendizagem significativa como sendo a relação entre conceitos, os presentes na estrutura cognitiva (subsunçores) e os que serão aprendidos. Além do mais, define um material potencialmente significativo como sendo aquele capaz de se relacionar com o conhecimento prévio do aprendiz. Dessa forma, deseja-se mostrar aos futuros professores que um material didático não pode ser escolhido de qualquer maneira como material instrucional, é necessário saber se seu aluno terá condições de aprender o conteúdo desejado através da maneira como está exposto no livro. Com a atividade realizada, pode-se mostrar a importância dessa escolha consciente, visto que, quando os participantes da pesquisa elaboraram um segundo mapa conceitual no intuito de detectar a aprendizagem, encontrou-se casos onde não conseguiram aprender com o material ao qual foram orientados a analisar.por
dc.contributor.advisor1Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.referee1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee2Bisognin, Eleni
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0872986001066865por
dc.contributor.referee3Ross, Liane Teresinha Wendling
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093687996155230por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084040884990318por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International