dc.contributor.advisor | Scheuer, Cristiano José | |
dc.creator | Dalavechia, André Luis | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T10:52:28Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T10:52:28Z | |
dc.date.issued | 2017-07-29 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12202 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The aim of the present work was to evaluate the ineffectiveness of the freezing tunnels refrigeration system from the frigorific of city of Chapecó/SC, as well as to propose an effective solution to reduce this inefficiency. This company unit has 07 continuous freezing tunnels of TRV type, which are developed to work with forced convection heat transfer principle. Therefore, there are pasteboard packaging containers for transporting the product during the tunnels crossing. These packages enable the passage of air through their walls, which have specific openings for this purpose. The icy air surrounds the accommodation region and comes into direct contact with the product by withdrawing the thermal energy stored in it through convection. However, the related company chose not use the recomended packaging, and in its place implanted a model of cardboard boxes without openings in the walls. For this reason, the air cannot circulated through the product, being limited to direct contact over the packing bottom and side. The methodology proposed and validated in this work, promoted a reduction of 50% in the energy consumption, by reducing the freezing time and increasing the efficiency of the refrigeration system by the packaging replacement. It was proposed to replace the pasteboard packs with HDPE packages with cast walls to maximize the efficiency of the heat transfer process by forced convection. This proposal was tested by means of a case study, through physical tests on product freezing process, and it was proved an increase in energy efficiency of over 74%. The energy efficiency maximization is mainly due to a packaging prototype developed specifically for the evaluated process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ineficiência energética | por |
dc.subject | Congelamento | por |
dc.subject | Convecção | por |
dc.subject | Transferência de calor | por |
dc.subject | Eficiência energética | por |
dc.subject | Energy efficiency | eng |
dc.subject | Freezing | eng |
dc.subject | Convection | eng |
dc.subject | Heat transfer | eng |
dc.subject | Energy efficiency | eng |
dc.title | Otimização da performance de congelamento de produtos frigoríficos em túneis contínuos | por |
dc.title.alternative | Freeze performance optimization of frigorific products in continuous tunnels | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pananbi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo para avaliar o desperdício de energia elétrica do sistema de refrigeração nos túneis de congelamento de produtos alimentícios de uma empresa frigorífica da cidade de Chapecó/SC, bem como propor uma solução eficaz para reduzir esta ineficiência. Esta unidade da empresa possui 07 túneis de congelamento contínuos do tipo TRV que são desenvolvidos para trabalhar com o princípio de transferência de calor por convecção forçada. Para tanto, existem embalagens de acondicionamento especiais para transporte do produto durante a travessia dos túneis. Estas embalagens possibilitam a passagem do ar através de suas paredes as quais possuem aberturas específicas para este fim. O ar gelado circunda a região de acomodação e entra em contato direto com o produto retirando a energia térmica armazenada nele através da convecção. Porém, a referida empresa optou por não utilizar este tipo de embalagem para o acondicionamento do produto e em seu lugar implantou um modelo de caixas de papelão sem aberturas nas paredes. Por este motivo, o ar não consegue tangenciar todas as regiões do produto, ficando limitado ao contato direto com o produto na parte inferior e lateral da caixa. A metodologia proposta e validada no trabalho, promoveu uma redução de 50% no consumo de energia, através da diminuição do tempo de congelamento e aumento da eficiência do sistema de refrigeração por meio da otimização do processo gerada pela substituição da embalagem de acondicionamento. Foi proposto a substituição das embalagens de papelão por embalagens de PEAD com paredes vazadas para maximização da eficiência do processo de transferência de calor por convecção forçada. Essa proposta foi avaliada através de uma estudo de caso, onde por meio de ensaios físicos no processo de congelamento do produto, comprovou-se um aumento de eficiência energética superior a 75%. A maximização da eficiência energética se deve, principalmente, à um protótipo de embalagem desenvolvido especificamente para o processo avaliado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |