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dc.contributor.advisorMachado, Alencar
dc.creatorAssmann, Jacira
dc.date.accessioned2018-01-16T14:13:58Z
dc.date.available2018-01-16T14:13:58Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12254
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies - ICT, are right pieces in the new format that Brazilian and world education has taken. The most recent public policy promoting ICT is Digital Education - Policy for Interactive Computers and Tablets. In this context, the present article investigates the use of the tablets as a pedagogical tool at the level of teaching and learning by high school teachers of a state public school. The research was carried out by means of the application of 12 questionnaires to the teachers and an interview with the Center of Technology and Education of the regional coordinate of education that the school is linked. The school case study, is located in Ijuí, in Rio Grande do Sul and offers the community the modality of high school. Teachers assert that the tablet as ICTs are important resources for education, and consider them as teaching and learning tools. However, the tool provided by public policy is considered obsolete by teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTabletspor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeachereng
dc.titleTecnologias da informação e comunicação na educação: o uso do tablet por professores do ensino médiopor
dc.title.alternativeInformation technology and communication in education: the use of tablet by teachers of middle schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, são peças certas no novo formato que a educação brasileira e mundial tem tomado. A mais recente política pública fomentando as TIC’s é a Educação Digital – Política para Computadores Interativos e Tablets. Neste contexto, o presente artigo procura investigar o uso dos tablets como ferramenta pedagógica em nível de ensino e aprendizagem pelos professores do ensino médio de uma escola pública estadual. A investigação foi realizada por meio da aplicação de 12 questionários aos docentes e uma entrevista com o Núcleo de Tecnologia e Educação da coordenaria regional de educação que a escola é vinculada. A escola caso de estudo, é localizada em Ijuí, no Rio Grande do Sul e oferece a comunidade a modalidade de ensino médio. Os docentes afirmam que o tablet como as TIC’s são importantes recursos para a educação, e as consideram como ferramentas de ensino e aprendizagem. Entretanto, a ferramenta fornecida pela política pública é considerada obsoleta pelos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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