dc.contributor.advisor | Londero, Fabrício Tonetto | |
dc.creator | Vieira, Maricélia de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T12:40:02Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T12:40:02Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12260 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work initially considers the importance of Educational Technologies used by teachers in the
classroom, as a way to broaden the discussions in the school context. It is inserted in the study
to investigate methodological tools used, based on the teachers' performance and the media
tools. In this work, articles are analyzed and research conducted with 10 teachers working in
two schools, and in different educational contexts and with media technologies in Santa Maria.
The aim was to verify which methodological tools in education media are being used by
teachers as work tools and also to identify the integration of the communication of students and
teachers by the technological media. The results show that, even with the financial difficulties
related to some interviews, there are positive attributes in the use of these tools and in the
training of teachers, mediation between knowledge and new forms of technology. Therefore,
it is necessary that the school needs to broaden the collective methodological work, integrating
all the students, teachers and other professionals who work in the school, with the innovations
that will benefit the students as subjects-actors, mainly, in a new proposal of process of school
humanization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Santa Maria | por |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Ferramentas midiáticas utilizadas pelos docentes em escolas de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Tools used by teachers in schools in Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho considera, inicialmente, a importância das Ferramentas Metodológicas Midiáticas
utilizadas pelos professores em sala de aula, como forma de ampliar as discussões no contexto
escolar. Insere-se no estudo pesquisas sobre ferramentas metodológicas utilizadas, com base
na atuação dos professores e utilização nas práticas escolares. Neste trabalho são analisados
artigos e realizados pesquisa com 10 professores atuantes em duas escolas, e em diferentes
contextos educacionais e com tecnologias midiáticas em Santa Maria. O objetivo foi verificar
quais as ferramentas metodológicas sem mídias da educação estão sendo utilizadas pelos
professores como ferramentas de trabalho e, também, identificar a integração da comunicação
dos alunos e professores pelas mídias tecnológicas. Os resultados obtidos demonstram que,
mesmo com as dificuldades financeiras reladas em algumas entrevistas, ocorrem atributos
positivos na utilização destas ferramentas, na formação tecnológica dos professores, mediação
entre o saber e as novas formas de tecnologias. Portanto, é necessário que a escola amplie o
trabalho metodológico coletivo, integrando todos os alunos, professores e os demais
profissionais, que atuam na escola, com as inovações tecnológicas e que venham beneficiar os
estudantes como sujeitos-atores, principalmente, em uma nova proposta de processo da
humanização escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |