Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorMarinho, Janaína da Silva
dc.date.accessioned2018-01-18T14:35:55Z
dc.date.available2018-01-18T14:35:55Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12282
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis study aimed to verify the possibility of using a Virtual Learning Environment (VLE) as a means of integrating information and communication technologies (TICs) into the pedagogical practice of teachers in basic education. The research was carried out with the students of stage 6, in the discipline of English of Education of Young and Adults (EJA), of the Tancredo Neves State College, basic school in the city of Santa Maria - RS, under the region of the 8th Regional Coordination Of Education (8ªCRE / SEDUC-RS). The context pointed to a research-action study, since the problem researched is part of a specific environment in which those involved act collectively. In the course of the research, the Moodle system (Modular Object - Oriented learning Environment) was used, through the My Virtual School Platform, to create a module of the English course. The students experimented with some resources and activities that could illustrate the dynamics of a virtual learning environment and, at the end of the process, answered a questionnaire about their perceptions about the proposal and the satisfaction as to the potential of the virtual environment as a support for classroom teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectMídias na educaçãopor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectMoodlepor
dc.titleUtilização de ambiente virtual de aprendizagem como meio de integrar as tecnologias da informação e comunicação à prática pedagógica de professores na educação básicapor
dc.title.alternativeUse of virtual learning environment as a means of integrating information technologies and communication to the pedagogical practice of teachers in basic educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como meio de integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à prática pedagógica de professores na educação básica. A pesquisa foi realizada com os alunos da etapa 6, na disciplina de Inglês da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Tancredo Neves, escola de educação básica da cidade de Santa Maria - RS, sob a região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE/SEDUC-RS). O contexto apontou um estudo do tipo pesquisa-ação, uma vez que o problema pesquisado faz parte de um ambiente específico no qual os envolvidos atuam de modo coletivo. No decorrer da pesquisa, utilizou-se o sistema Moodle (Modular Object – Oriented learning Environment), através da Plataforma Minha Escola Virtual, para a criação de um módulo da disciplina de Inglês. Os alunos experimentaram alguns recursos e atividades que pudessem ilustrar a dinâmica de um ambiente virtual de aprendizagem e, ao final do processo, responderam um questionário acerca de suas percepções sobre a proposta e a satisfação quanto às potencialidades do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto