Tecnologia assistiva e salas de recursos
Resumo
Este trabalho visa compreender como se constitui o programa de educação
especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão
de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino
comum. Essas salas têm como principal objetivo oferecer Atendimento
Educacional Especializado (AEE), de forma a contribuir para com a
apropriação do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma,
contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Quando ela é
utilizada por um aluno com deficiência e tem por objetivo romper barreiras
sensoriais, motoras ou cognitivas que limitam/impedem seu acesso às
informações ou limitam/impedem o registro e expressão sobre os
conhecimentos adquiridos por ele; quando favorecem seu acesso e
participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos; quando possibilitam a
manipulação de objetos de estudos; quando percebe-se que sem este recurso
tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de aprendizagem seria
restrita ou inexistente.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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