dc.contributor.advisor | Barchet, Catherine de Lima | |
dc.creator | Guaragni, Jézica | |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T14:41:38Z | |
dc.date.available | 2018-01-19T14:41:38Z | |
dc.date.issued | 2017-10-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12295 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Technologies are increasingly present in people's daily lives, and access to them is becoming increasingly early, with children already entering school having mastery and making use of them. Therefore, there is no way in which school cannot be used in education. This work aims to show the possibilities of the use of technologies and media in the day to day as an ally to the process of teaching and learning. The research consisted of two stages, the first one consisted in the application of practical classes with the help of TICs and media and the second, with the application of questionnaires to teachers and students. The appropriation of these tools makes classes in the eyes of the children more attractive and inviting, it can also be noticed that teachers, as much as possible, make use of the technologies and media available in the school. From the study carried out, it was possible to conclude that there is no right or wrong technology to work in early childhood education and that a diversified combination is available if it can provide different ways of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.title | O uso da tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The use of technology as a partner to the process of education and learning in child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e cada vez mais cedo se tem acesso a elas, sendo que as crianças já ingressam na escola tendo domínio e fazendo uso destas. Sendo assim não há como a escola deixar de inserir no meio educacional o uso. Este trabalho visa mostrar as possibilidades do uso de tecnologias e mídias no dia a dia como um aliado ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi constituída por duas etapas, a primeira, consistiu na aplicação de aulas práticas com o auxílio de TICs e mídias e a segunda, com aplicação de questionários aos professores e alunos. A apropriação destas ferramentas torna as aulas aos olhos das crianças mais atrativas e convidativas, também pode-se perceber que os professores na medida do possível fazem uso das tecnologias e mídias disponíveis na escola. A partir do estudo realizado foi possível concluir que não existe uma tecnologia certa ou errada para trabalhar na educação infantil e que buscando uma combinação diversificada se é capaz de proporcionar diversas formas de aprender | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |