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dc.creatorTibola, Jonas Roberto
dc.date.accessioned2018-01-25T10:37:00Z
dc.date.available2018-01-25T10:37:00Z
dc.date.issued2017-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12301
dc.description.abstractThis work presents contributions to the modeling, control and management of an hybrid uninterrupted power supply (UPS) based on Otto cycle power generator set and lead acid battery bank. The proposed configuration is called hybrid due to the presence of two energy storage elements: i) the fuel fed the Otto cycle internal combustion engine (ICE) of the generator set and ii) a lead acid battery bank, which can be recharged from the grid or from the generator. With the hybridization it is possible to add up the advantages of UPS’s such as uninterrupted power supply and high output energy quality with the advantages of power generator sets, such as high autonomy and lower installation cost for high autonomy. In addition, with the hybrid topology it is possible to explore degrees of freedom that do not exist in the independent configurations, such as: i) variable speed operation and ii) start-stop operation of the MCI in order to reduce consumption/ emissions in lower loads, (iii) use of Otto cycle engine with lower cost in relation to a Diesel ICE. The hybrid UPS is composed of an Otto cycle internal combustion engine (ICE), a three-phase/three-wire rectifier, which can be connected via contactors to the grid, or to the permanent magnet synchronous generator (PMSG), a battery bank connected to the DC bus through a bi-directional boost converter, and a three-phase/four-wire inverter at the output. Experimental results are provided indicating that variable speed operation can achieve a reduction of up to 32% in specific fuel consumption, depending on the load range. For start-stop operation, the reduction in specific fuel consumption can reach up to 39%, depending on the load range.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUPS híbridapor
dc.subjectGrupo motor geradorpor
dc.subjectGeração em velocidade variávelpor
dc.subjectRegime Start-Stoppor
dc.subjectConversor retificador/inversorpor
dc.subjectHybrid UPSeng
dc.subjectPower generator seteng
dc.subjectVariable speed operationeng
dc.subjectStart-stopeng
dc.subjectbackto- back convertereng
dc.titleControle e supervisão de fonte ininterrupta de energia híbridapor
dc.title.alternativeControl and supervision of hybrid Uninterrupted power supplyeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta contribuições a modelagem, controle e gerenciamento de uma fonte ininterrupta de energia (UPS) híbrida baseada em grupo motor ciclo Otto e bateria chumbo ácido. A configuração proposta é denominada híbrida devido a presença de dois armazenadores de energia: i) o combustível para alimentar o motor a combustão interna (MCI) ciclo Otto do grupo motor gerador e ii) um banco de baterias chumbo ácido, a qual pode ser recarregado pela rede ou pelo gerador. Com a hibridização é possível agregar as vantagens das UPSs tais como, ininterruptibilidade de fornecimento de energia e alta qualidade de energia da tensão de saída, com as vantagens dos grupos motores geradores, tais como, elevada autonomia e menor custo de instalação para autonomias elevadas. Além disso, com a topologia híbrida é possível explorar graus de liberdade não existentes nas configurações independentes, tais como: i) utilização de velocidade variável e ii) operação em regime start-stop no MCI afim de reduzir consumo/emissões em baixas cargas, iii) utilização de motor ciclo Otto com menor custo em relação a um MCI Diesel. A UPS híbrida é composta por um motor a combustão interna (MCI), um retificador trifásico a três/quatro fios, o qual pode ser conectado através de contatoras à rede, ou ao gerador síncrono de ímãs permanente (PMSG), um banco de baterias conectado ao barramento através de um conversor boost bidirecional, e um inversor a quatro fios na saída. Resultados experimentais são apresentados indicando que a operação em velocidade variável pode alcançar um redução de até 32% no consumo específico de combustível, dependendo a faixa de carga. Já para a operação em regime start-stop a redução no consumo específico de combustível pode alcançar até 39%, dependendo da faixa de carga.por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Humberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5900576762082210por
dc.contributor.advisor-co1Gründling, Hilton Abílio
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128096609162437por
dc.contributor.referee1Bisogno, Fabio Ecke
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267716868501584por
dc.contributor.referee2Machado, Paulo Romeu Moreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380520135295089por
dc.contributor.referee3Oliveira, Sergio Vidal Garcia
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485662763949116por
dc.contributor.referee4Grigoletto, Felipe Bovolini
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906627505162145por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7203480799215375por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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