Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorBianchini, Rejane
dc.date.accessioned2016-01-21T11:24:30Z
dc.date.available2016-01-21T11:24:30Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1231
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article presents an action-research performed with a group of second grade, aged between 7 and 9 years old in a literacy process in Lajeado/RS. The study aimed to potentiate this process through the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the pedagogical practice. Accordingly, the technological resources available in the school studied were investigated its use and implications for the teaching-learning process. Furthermore, school activities were developed mediated by educational games previously selected by the teacher responsible for the class. After that, it noticed that such technological tools optimized the literacy process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.titleIntegração das tecnologias no processo de alfabetização: um estudo a partir das turmas de 2° ano de uma escola pública da rede municipal de Lajeado - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 2º ano, com faixa etária entre 7 e 9 anos, em processo de alfabetização no município de Lajeado/RS. Este estudo visou potencializar esse processo por meio da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Nesse sentido, foram investigados os recursos tecnológicos disponíveis na escola pesquisada, sua utilização e implicações no processo ensino-aprendizagem. Além disso, desenvolveram-se atividades escolares mediadas por jogos educacionais selecionados previamente pela docente responsável pela turma. Após a pesquisa, verificou-se que tais ferramentas tecnológicas otimizaram o processo de alfabetização.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples