dc.contributor.advisor | Machado, Alencar | |
dc.creator | Vieira, Andrea Ramires Marques | |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T13:57:58Z | |
dc.date.available | 2018-02-06T13:57:58Z | |
dc.date.issued | 2017-10-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12351 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the software Geogebra 3D and Wingeom in the elaboration of knowledge of geometric
solids. One must know how to use the tools available in Geogebra 3D and Wingeom software, using the
computer and how they aid in the learning of geometric solids, presenting them as an alternative means of
calculating areas and volumes of geometric solids. As a way of pointing out some characteristics considered
elementary in the mediation of the teaching of spatial geometry, this research will analyze these two softwares
used in High School. The project was based on a bibliographical research, beginning with the teaching situation
in the digital age, emphasizing that technologies are fundamental to mathematical teaching, and it is up to the
teacher to recognize that the computer equipped with good software is a very promising resource.
Characteristics of each software such as the different types of licenses and softwares are presented, with the
purpose of helping the teacher in the educational process in the choice of mathematical software that does not
have costs for their acquisition; Also the descriptions of the concepts, the indication of the series of teaching and
the contents that can be given, the directions of addresses for their acquisition, installation and obtaining of
tutorials and manuals. It is emphasized that it is not the purpose of the paper to discuss the potentialities, use
strategies or methodologies in the classroom for each presented software, but to analyze the two. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria dos sólidos | por |
dc.subject | Software matemáticos | por |
dc.subject | Ensino de matemática do ensino médio | por |
dc.title | O ensino dos sólidos geoméricos no contexto das tecnologias da informação | por |
dc.title.alternative | The teaching of geomeric solids in the context of information technologies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar os software Geogebra 3D e Wingeom na elaboração do conhecimento de
sólidos geométricos. Deve-se saber utilizar as ferramentas disponíveis nos software Geogebra 3D e Wingeom,
utilizando o computador e como auxiliam na aprendizagem de sólidos geométricos, apresentando-os como um
meio alternativo para o ensino de cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. Como maneira de apontar
algumas características consideradas elementares na mediação do ensino da geometria espacial, esta pesquisa irá
analisar estes dois software utilizados no ensino médio. O projeto fundamentou-se em uma pesquisa
bibliográfica, iniciada com a situação do ensino na era digital, salientando que as tecnologias são fundamentais
ao ensino matemático, e cabe ao professor reconhecer que o computador munido de bons software é um recurso
bastante promissor. Apresentam-se características próprias de cada software tais como os diferentes tipos de
licenças e software, com o objetivo de ajudar, o professor no processo educacional, na escolha de software
matemáticos que não possuem custos para sua aquisição; também das descrições dos conceitos, a indicação de
série de ensino e os conteúdos que podem ser ministrados, as indicações de endereços para sua aquisição,
instalação e obtenção de tutoriais e manuais. Destaca-se que não é a finalidade do trabalho debater sobre as
potencialidades, estratégias de uso ou metodologias em sala de aula para cada software apresentado, e sim, analisar os dois software para serem explorados e avaliados quanto a sua potencialidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |