dc.contributor.advisor | Machado, Alencar | |
dc.creator | Figueiró, Jossane Janete Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T13:00:10Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T13:00:10Z | |
dc.date.issued | 2017-10-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12358 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | What makes a student with broader knowledge is to offer different methods than those that are worked day-today
in the classroom. This article reports the work carried out in the discipline of Chemistry in two high school
series at the state school in the city of Itaqui, using the media in the form of video lessons to improve students'
learning, clarifying the content about the separations and fractionation of the homogeneous and heterogeneous
mixtures of the discipline. It was verified through a discursive evaluation that many students were deficient in
learning, when teachers are guided to transmit knowledge only through the textbook. After viewing the video
lessons, the students were evaluated again, so they were asked to identify the homogeneous and heterogeneous
mixtures, in order to present concepts, examples of each process of separation of the mixtures related to the
content worked and a satisfactory yield was verified in relation to the previous evaluation. Class 104: Bad
concept- reduction of 4.35%, Regular – reduction of 6.52%, Good - increase of 6.52% and in Great - increase of
4.35% of yield. Class 105: Bad - reduction of 2.85%, Regular – reduction of 5.72%, Good - increase of 5.71%
and in Great - increase of 2.86%. It is considered very important to apply this method of work in order to
contribute to a precise and effective learning using the media. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprender | por |
dc.subject | Preciso | por |
dc.subject | Eficaz | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Precision | eng |
dc.subject | Efficacy | eng |
dc.title | Inserir vídeos aula no ensino de química como metodologia precisa e eficaz | por |
dc.title.alternative | Insert videos aula in chemistry teaching as a precise and effective methodology | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O que torna um aluno com conhecimento mais amplo é oferecer métodos diferentes daqueles que são
trabalhados no dia a dia em sala de aula. Esse artigo relata o trabalho realizado na disciplina de Química em duas
séries do ensino médio na escola estadual na cidade de Itaqui, usando a mídia em forma de vídeos aulas para
melhorar a aprendizagem dos educandos, esclarecendo o conteúdo sobre as separações e fracionamento das
misturas homogêneas e heterogêneas da disciplina. Verificou-se através de uma avalição discursiva, que muitos
alunos estavam com déficit de aprendizagem, quando os docentes ficam paltados em transmitir conhecimento só
através do livro didático. Após ver as vídeos aulas, os alunos novamente foram avaliados, portanto foi pedido
para identificar as misturas homogêneas e heterogêneas, a fim de apresentar conceitos, exemplos de cada
processo de separação das misturas referente ao conteúdo trabalhado e verificou-se um rendimento satisfatório
em relação a avaliação anterior. Turma 104: conceito Ruim - baixa de 4,35%, Regular - baixa de 6,52%, Bom -
alta de 6,52 % e no Ótimo - alta de 4,35% de rendimento. Turma 105: Ruim - baixa de 2,85%, Regular - baixa
5,72%, Bom - alta de 5,71% e no Ótimo - alta de 2,86%. Considera-se muito importante a aplicação desse
método de trabalho a fim de contribuir para uma aprendizagem precisa e eficaz usando as mídias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |