dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Lazaroto, Neusa Vicente | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T13:48:44Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T13:48:44Z | |
dc.date.issued | 2017-10-26 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12360 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present article brings a reflection on the advancement of technologies entering the lives of people and
entering the process of teaching learning in schools. The article aims to observe if there are difficulties by the
teachers of the state and municipal network of the Municipality of Pinheirinho do Vale, to work the technologies
within the classroom in their daily life, as well as to analyze the role of the school in front of such challenges,
guiding and stimulating the teacher to use the technological resources. From the research carried out and from
the bibliographic studies, it is noticed that the use of technological resources are inserted in the daily life of
people, making them necessary for the accomplishment of tasks even in those of less complexity. In pedagogical
practice the use of technological tools, according to studies done requires a constant preparation of education
professionals, enabling them for effective classroom management and concomitantly improving the quality of
teaching learning. It is also observed that the teachers of the municipal and state network of Pinheirinho do Vale
have knowledge and are going in search of training to better manage the use of the technologies in their classes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.title | Desafios encontrados pelos professores no processo ensino aprendizagem no uso de tecnologias em escolas do município de Pinheirinho do Vale - RS | por |
dc.title.alternative | Challenges found by teachers in the teaching process learning in the use of technologies in schools of the municipality of Pinheirinho do Vale - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O Presente artigo traz uma reflexão sobre o avanço das tecnologias entrando na vida das pessoas e se inserindo
no processo de ensino aprendizagem nas escolas. O artigo tem como objetivo observar se há dificuldades pelos
professores da rede estadual e municipal do Município de Pinheirinho do Vale, de trabalhar as tecnologias dentro
da sala de aula no seu dia-a-dia, bem como analisar o papel da escola diante de tais desafios, orientando e
estimulando o professor a utilizar os recursos tecnológicos. A partir da pesquisa realizada e dos estudos
bibliográficos, percebe-se que o uso dos recursos tecnológicos estão inseridos no dia a dia na vida das pessoas,
tornando-os necessários para a realização das tarefas,até mesmo nas de menor complexidade. Na prática
pedagógica a utilização das ferramentas tecnológicas, conforme estudos feitos requer uma preparação constante
dos profissionais da educação, habilitando- os para eficácia da gestão da sala de aula e concomitantemente a
melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. Observa-se ainda que osprofessores da rede municipal e estadual
de Pinheirinho do Vale possuem conhecimento e estão indo em busca de formação para melhor administrar o uso
das tecnologias em suas aulas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |