dc.contributor.advisor | Baldissera, Thais Andrea | |
dc.creator | Machado, Fabiane Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T11:44:12Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T11:44:12Z | |
dc.date.issued | 2013-12-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12376 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work approaches the possibility of using the cell phone as a pedagogical resource,
in order to emphasize that this media can be used as an excellent resource for teaching
and learning, when used appropriately. To verify the importance of integrating the
media for educational practice, the work has been done with integrating of the cell
phone in classroom in the teaching public middle school. To do this, they had to record
interviews, videos and photos to produce after slides in the computer lab.. This research
demonstrated that the cell phone in school may cease to be a villain and become an ally
of educational practice, just only guide the students for their proper use. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Celular | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Elaboração e produção de vídeos e slides | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Cell phone | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.subject | Development and production of videos and slides | eng |
dc.title | O uso do celular como um aliado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a possibilidade da aplicação do celular como uma ferramenta
pedagógica, enfatizando que este aparelho possui uma utilidade e que não deve ser
usado de forma a perturbar as aulas. A sua utilização em sala de aula e fora dela trouxe
resultados positivos para aprendizagem dos alunos, quando empregado de forma
produtiva. Realizou-se a integração da ferramenta com o Seminário Integrado do novo
ensino médio no qual, as atividades realizadas foram: o uso de troca de emails pelos
alunos com informações, entre eles e comigo, dos materiais elaborados, os vídeos
gravados nas entrevistas, fotos dos ambientes pesquisados, elaboração das
apresentações dos materiais em slides e edição dos vídeos no labin da escola. Esta
pesquisa demonstrou que o celular em sala de aula pode deixar de ser um vilão e sim ser
um aliado no processo de ensino-aprendizagem. Temos que saber orientar o uso dos
mesmos, pois as atividades que envolvem o uso deste aparelho são sempre bem
recebidas pelos adolescentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |