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dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorBarbosa, Daiane Volz
dc.date.accessioned2016-02-18T11:50:25Z
dc.date.available2016-02-18T11:50:25Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1237
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work brings to the quarrel the use of the laboratory of educational computer science as a pedagogical space and of digital inclusion of the pupils, having as reference the Municipal School of Basic Education Bidart Foundation, in the city of Bagé/RS. The objective of this study was to discover the reality of the pupils of this school in what it says respect to the use of the technologies of computer science and Internet in its school and its homes, in view of that the access to these medias grew very in recent years. For this reason, we conducted a survey polling through a case study. The results of the research point that the Public School contributes for the Digital Inclusion of the pupils, mainly of that do not have other places of access to the Internet are of the school. However, the school not yet is providing to the pupils all possibilities of use of the Technologies of the Information and Communication - TIC, to contribute in the educational process, mainly in the area of production of the knowledge and communication. So that the Digital Inclusion of the pupils happens must be invested the formation of professors for the use of the technologies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectAlunopor
dc.titleLaboratório de informática educacional enquanto espaço de inclusão digital na escola municipal de ensino fundamental Fundação Bidart, Bagé/RS: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho traz à discussão a utilização do laboratório de informática educacional como um espaço pedagógico e de inclusão digital dos alunos, tendo como referência a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, no município de Bagé/RS. O objetivo deste estudo foi descobrir a realidade dos alunos dessa escola no que diz respeito ao uso das tecnologias de informática e Internet na sua escola e nos seus lares, tendo em vista que o acesso a essas mídias cresceu muito nos últimos anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali/quantitativa através de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola Pública contribui para a Inclusão Digital dos alunos, principalmente daqueles que não tem outros locais de acesso à Internet fora da escola. Contudo, a escola ainda não está proporcionando aos alunos todas as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, para contribuir no processo educacional, principalmente na área de produção do conhecimento e comunicação. Para que a Inclusão Digital dos alunos aconteça deve-se investir a formação de professores para o uso das tecnologias.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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