dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Barbosa, Daiane Volz | |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T11:50:25Z | |
dc.date.available | 2016-02-18T11:50:25Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1237 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work brings to the quarrel the use of the laboratory of educational
computer science as a pedagogical space and of digital inclusion of the pupils,
having as reference the Municipal School of Basic Education Bidart Foundation, in
the city of Bagé/RS. The objective of this study was to discover the reality of the
pupils of this school in what it says respect to the use of the technologies of
computer science and Internet in its school and its homes, in view of that the access
to these medias grew very in recent years. For this reason, we conducted a survey
polling through a case study. The results of the research point that the Public School
contributes for the Digital Inclusion of the pupils, mainly of that do not have other
places of access to the Internet are of the school. However, the school not yet is
providing to the pupils all possibilities of use of the Technologies of the Information
and Communication - TIC, to contribute in the educational process, mainly in the
area of production of the knowledge and communication. So that the Digital Inclusion
of the pupils happens must be invested the formation of professors for the use of the
technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.title | Laboratório de informática educacional enquanto espaço de inclusão digital na escola municipal de ensino fundamental Fundação Bidart, Bagé/RS: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz à discussão a utilização do laboratório de informática
educacional como um espaço pedagógico e de inclusão digital dos alunos, tendo
como referência a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, no
município de Bagé/RS. O objetivo deste estudo foi descobrir a realidade dos alunos
dessa escola no que diz respeito ao uso das tecnologias de informática e Internet na
sua escola e nos seus lares, tendo em vista que o acesso a essas mídias cresceu
muito nos últimos anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali/quantitativa
através de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola
Pública contribui para a Inclusão Digital dos alunos, principalmente daqueles que
não tem outros locais de acesso à Internet fora da escola. Contudo, a escola ainda
não está proporcionando aos alunos todas as possibilidades de utilização das
Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, para contribuir no processo
educacional, principalmente na área de produção do conhecimento e comunicação.
Para que a Inclusão Digital dos alunos aconteça deve-se investir a formação de
professores para o uso das tecnologias. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |