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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorSantos, Maria Sirlei Ribas de Oliveira
dc.date.accessioned2018-02-09T10:30:43Z
dc.date.available2018-02-09T10:30:43Z
dc.date.issued2009-11-13
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12387
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present paper aimed mainly at relating the perception crisis to the process of canalization of Arroio do Moinho, in the town of Panambi – RS. Through the general purpose, it is intended to achieve the specific objectives: to detect the environmental perception by the teachers and students of high and elementary schools from Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, in the town of Panambi – RS; to identify the process which culminated in the canalization of Arroio and the environmental perceptions of the people who decided for the work and verify what injuries the Arroio currently suffers. For reaching the objectives bibliographic and documental researches were done in the museum MAHP – Museu e Arquivo Histórico de Panambi - RS, as well as visits to the fountain of Arroio and to several sections of it, especially in the canalized area. During the research work, interviews were done with the President of Conselho Municipal do Meio Ambiente (City Council for Environment); the president of Associação de Recuperação e Preservação Ambiental do rio Fiúza (Association for Environmental Preservation and Recuperation of Fiuza River) – (ARPA - Fiúza); the mayor in Office at the time of the canalization and the current mayor. The current environmental situation of Arroio do Moinho was investigated during the interviews and also through a questionnaire applied to teachers and students of high school (regular) and of elementary school in the modality Education of Young and Adults (EJA – Educação de Jovens e Adultos) from Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama. The achieved results give the possibility to conclude that the development model which guided the canalization process was an anthropocentric view turned completely to the profits. Also, the environmental perception crisis is linked to the fact that the natural world where we live is not understood as a whole, on the contrary, it is seen in a fragmented view deriving from the Cartesian thought which leads to the attempts to solve certain problem, creating another one, in the case, the canalization which also aimed at minimizing the effect of floods in the place, ended up resulting on floods with bigger proportions. The canalization was also performed aiming at giving a more urban aspect to the town.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÁguapor
dc.subjectCanalizaçãopor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectArroio do Moinhopor
dc.subjectWatereng
dc.subjectCanalizationeng
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleBreve análise do processo de canalização do Arroio do Moinho – Panambi/RS: um olhar da educação ambientalpor
dc.title.alternativeBrief analisys of the canalization process of Arroio do Moinho – Panambi/RS: a view from the environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo geral relacionar a crise de percepção ao processo de canalização do Arroio do Moinho, no município de Panambi – RS. Através do objetivo geral, busca-se alcançar os objetivos específicos: detectar a percepção ambiental pelos professores e alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, no município de Panambi – RS; identificar o processo que culminou com a canalização do Arroio e as percepções ambientais das pessoas que optaram pela obra e verificar quais agressões que o Arroio sofre atualmente. Para se atingir os objetivos foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais no MAHP – Museu e Arquivo Histórico de Panambi - RS, bem como visitas à nascente do Arroio e a diversos trechos do mesmo, especialmente à área que se encontra canalizada. Durante os trabalhos de pesquisa, foram feitas entrevistas com o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente; o presidente da Associação de Recuperação e Preservação Ambiental do rio Fiúza – (ARPA - Fiúza); o prefeito em exercício na época da canalização e o atual prefeito. A situação ambiental do Arroio do Moinho na atualidade foi investigada durante as entrevistas e também através de um questionário aplicado aos professores e aos alunos do Ensino Médio (regular) e do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama. Os resultados obtidos possibilitam concluir que o modelo de desenvolvimento que norteou o processo de canalização foi uma visão antropocêntrica totalmente voltada aos lucros. Também a crise de percepção ambiental está ligada ao fato de que não se entende o mundo natural em que vivemos como um todo, ao contrário, tem-se uma visão fragmentada proveniente do pensamento cartesiano que conduz às tentativas de solucionar determinado problema, criando outro, no caso, a canalização que teve também como propósito minimizar o efeito das enchentes no local, acabou por resultar em enchentes de maiores proporções. A canalização foi feita também com o propósito de conferir um aspecto mais urbano à cidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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