Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorMafaldo, Melissa Fernandes Geraldo
dc.date.accessioned2018-02-09T10:57:44Z
dc.date.available2018-02-09T10:57:44Z
dc.date.issued2010-07-31
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12390
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe work Teaching techniques of the recycling, reuse and reduct of solid urban things au schools, done with students from the nine years elementary school from Escola Estadual de Ensino Fundamental de Eduardo Vargas, de Alegrete – RS, at the time from March to June of 2010, based on a projected folused on environmental education, developed in the school and focused on educating, encouraging, sensitize and orient the students and families about the problems of garbage. The object if the project was to teach children to select materials and as a consequence to reduction of garbage through social and pedagogical techniques that help to understand the complex of the relation ship between humans and nature and help ratify the holistic view that environmental education promotes on societies. Was justified on the need to find solutions to municipal solid waste and their pollution potential. The methodology of that occurred in 10 working days where they were addressed various issues, from waste separation, recycling, consumer awareness, etc.. students watched videos, took part in recreational and educational activities and discussed the matter, and after each period were evaluated multidicisplinarmente and invited to exhibit their work in mural-green. Since the end were obtained great results since the school community, as well as the class were engaged and willing to work towards environmental awareness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSeleçãopor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectReutilizaçãopor
dc.subjectReduçãopor
dc.subjectLixopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectHomempor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSelectioneng
dc.subjectRecyclingeng
dc.subjectReuseeng
dc.subjectReductioneng
dc.subjectGarbageeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectManeng
dc.subjectNatureeng
dc.titleEnsinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos urbanos para alunos do 4º ano do ensino fundamental, da E.E.E.F. Eduardo Vargas em Alegrete/RSpor
dc.title.alternativeTeaching techniques for recycling, reuse and reduction of municipal solid waste for students in 4th year for primary school, the E.E.E.F. Eduardo Vargas em Alegrete/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho Ensinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos urbanos, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de 9 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Eduardo Vargas, de Alegrete – RS, ocorreu no período de março a junho de 2010 é um projeto voltado para a área de educação ambiental, desenvolvido em âmbito escolar e que teve como foco educar, incentivar, sensibilizar e orientar alunos e as famílias sobre a problemática do lixo. O objetivo do trabalho era ensinar às crianças a seleção, reutilização, reciclagem de materiais e consequentemente a redução do lixo, através de técnicas e práticas sociais e pedagógicas que auxiliassem a compreensão da complexidade da relação homem x natureza e possibilitassem a visão holística que a educação ambiental promove sobre as sociedades. Foi justificado na necessidade de se encontrar soluções para os resíduos sólidos urbanos e seu potencial poluidor. A metodologia do mesmo ocorreu em 10 dias de trabalho onde foram abordados diversos temas, desde separação do lixo, reciclagem, consumo consciente, etc. os alunos assistiram a vídeos, participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e debateram o assunto, sendo que após cada período, foram avaliados multidicisplinarmente e convidados a expor seus trabalhos em mural-verdes. Sendo que ao fim foram obtidos ótimos resultados uma vez que a comunidade escolar, assim como a turma ficaram engajados e dispostos a trabalhar em prol da conscientização ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto