dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Mafaldo, Melissa Fernandes Geraldo | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T10:57:44Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T10:57:44Z | |
dc.date.issued | 2010-07-31 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12390 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The work Teaching techniques of the recycling, reuse and reduct of solid urban
things au schools, done with students from the nine years elementary school from
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Eduardo Vargas, de Alegrete – RS, at
the time from March to June of 2010, based on a projected folused on environmental
education, developed in the school and focused on educating, encouraging, sensitize
and orient the students and families about the problems of garbage. The object if the
project was to teach children to select materials and as a consequence to reduction
of garbage through social and pedagogical techniques that help to understand the
complex of the relation ship between humans and nature and help ratify the holistic
view that environmental education promotes on societies. Was justified on the need
to find solutions to municipal solid waste and their pollution potential. The
methodology of that occurred in 10 working days where they were addressed various
issues, from waste separation, recycling, consumer awareness, etc.. students
watched videos, took part in recreational and educational activities and discussed the
matter, and after each period were evaluated multidicisplinarmente and invited to
exhibit their work in mural-green. Since the end were obtained great results since the
school community, as well as the class were engaged and willing to work towards
environmental awareness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Seleção | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Reutilização | por |
dc.subject | Redução | por |
dc.subject | Lixo | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Homem | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Selection | eng |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Reuse | eng |
dc.subject | Reduction | eng |
dc.subject | Garbage | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Man | eng |
dc.subject | Nature | eng |
dc.title | Ensinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos urbanos para alunos do 4º ano do ensino fundamental, da E.E.E.F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS | por |
dc.title.alternative | Teaching techniques for recycling, reuse and reduction of municipal solid waste for students in 4th year for primary school, the E.E.E.F. Eduardo Vargas em Alegrete/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho Ensinando técnicas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos
sólidos urbanos, realizado com alunos do 4º ano do ensino fundamental de 9 anos
da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Eduardo Vargas, de Alegrete – RS,
ocorreu no período de março a junho de 2010 é um projeto voltado para a área de
educação ambiental, desenvolvido em âmbito escolar e que teve como foco educar,
incentivar, sensibilizar e orientar alunos e as famílias sobre a problemática do lixo. O
objetivo do trabalho era ensinar às crianças a seleção, reutilização, reciclagem de
materiais e consequentemente a redução do lixo, através de técnicas e práticas
sociais e pedagógicas que auxiliassem a compreensão da complexidade da relação
homem x natureza e possibilitassem a visão holística que a educação ambiental
promove sobre as sociedades. Foi justificado na necessidade de se encontrar
soluções para os resíduos sólidos urbanos e seu potencial poluidor. A metodologia
do mesmo ocorreu em 10 dias de trabalho onde foram abordados diversos temas,
desde separação do lixo, reciclagem, consumo consciente, etc. os alunos assistiram
a vídeos, participaram de atividades lúdicas e pedagógicas e debateram o assunto,
sendo que após cada período, foram avaliados multidicisplinarmente e convidados a
expor seus trabalhos em mural-verdes. Sendo que ao fim foram obtidos ótimos
resultados uma vez que a comunidade escolar, assim como a turma ficaram
engajados e dispostos a trabalhar em prol da conscientização ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |