Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorSantos, André Michel dos
dc.date.accessioned2018-02-09T11:09:03Z
dc.date.available2018-02-09T11:09:03Z
dc.date.issued2010-03-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12391
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work was developed from a case study, which we used the search field and adopted a qualitative approach. The research presents recycling as a tool for the practice of environmental education in the school, through partnerships with associations. The study underscores the environmental education as a contemporary school practice and highlights their contributions to the environment. It is proposed to make a brief reflection on the difficulties of the man in the use of selective collection. From the context of the Association of Recyclers Sunset - ARPS elucidates the relevance that social initiatives or cooperative association to represent the economic and environmental balance of the country. Finally, we study out the need to create proposals for similar work, with a view to involving the school community in environmental education theme. It is believed that the school has a key role in the formation of conscious subjects and co-responsible with the planet's sustainability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEscolapor
dc.titleA reciclagem como instrumento para a prática de educação ambiental na realidade escolar: estudo de caso Associação de Recicladores Pôr do Sol - ARPSpor
dc.title.alternativeRecycling as a tool for the practice of environmental education school in reality: case study of Recycling Association Sunset - ARPSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo de caso, onde se utilizou a pesquisa de campo e adotou-se a abordagem qualitativa. A investigação apresenta a reciclagem como instrumento para a prática de educação ambiental em âmbito escolar, através da realização de parcerias com associações. O estudo sinaliza a educação ambiental como prática escolar contemporânea e destaca as suas contribuições para com o meio ambiente. Também se propõe a realizar uma breve reflexão sobre as dificuldades do homem na utilização da coleta seletiva. A partir da contextualização da Associação de Recicladores Pôr do Sol – ARPS elucida-se a relevância social que as iniciativas associativas ou cooperadas representam para o equilíbrio ambiental e econômico do país. Por fim, ressalta-se na necessidade da criação de proposições de trabalhos similares, com vistas ao envolvimento da comunidade escolar na temática educação ambiental. Acredita-se que a escola tem um papel essencial na formação de sujeitos conscientes e coresponsáveis com a sustentabilidade do planeta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto