Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorHübscher, Dagma
dc.date.accessioned2018-02-09T13:51:23Z
dc.date.available2018-02-09T13:51:23Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12398
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractThis work aims to study the case of a student with cognitive deficit and her knowledge construction with the use of Information and Communication Technologies applied to Education and its multiple possibilities while facilitators in the learning process. The student is included in the regular school and also in the Specialized Educational Services, in the multifunctional resource room, where this work occurs. The pedagogical practice is based on the Theory of Multiple Intelligences, developed by Howard Gardner, who presents us the human cognition as plural, with several distinct skills to the resolution of problems and creation of products. Therefore, the various tools proposed by the computer and internet come to favor the skills of the human cognition. This work is also based on Henri Wallon and Rubem Alves, these authors show us the importance of the desire in the learning process. It has been worked with the ICT, through a research project, satisfying the desire of the student as in the way as in the content that has been developed. Lastly, it is analyzed the results of the work relating them with the Multiple intelligences, reporting the advances achieved with the use of the ICT.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectDesejo no aprenderpor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectMultiple intelligenceseng
dc.subjectDesire of learningeng
dc.titleTecnologias da informação e da comunicação e o atendimento educacional especializado: um estudo de caso considerando a deficiência cognitiva e suas implicaçõespor
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and the specialized educational services: a case study considering the cognitive disability and its implicationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar um estudo de caso de uma aluna com déficit cognitivo e sua construção de conhecimentos com uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e suas múltiplas possibilidades enquanto facilitadoras nos processos de aprendizagem. A aluna é incluída na escola regular e também no Atendimento Educacional Especializado, na Sala de Recursos Multifuncional, onde acontece o presente trabalho. Fundamenta-se a prática pedagógica na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, que nos apresenta a cognição humana como sendo plural, com diversas competências distintas para resolução de problemas e criação de produtos. Portanto, as diversas ferramentas propostas pelo computador e Internet vêm favorecer as diferentes competências da cognição humana. Este trabalho também é baseado em Henri Wallon e Rubem Alves, autores que nos mostram a importância do desejo no processo de aprendizagem. Trabalhamos com as TIC, por meio de um projeto de pesquisa, satisfazendo o desejo da aluna tanto no modo como no conteúdo que foi desenvolvido. Por fim, analisam-se os resultados do trabalho relacionando-os com as Inteligências Múltiplas, relatando avanços alcançados com o uso das TIC.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto