dc.contributor.advisor | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.creator | Halberstadt, Fabrício Fernando | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T14:07:24Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T14:07:24Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12399 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study has as its objective outline the results of a case study about the use of
LibreOffice Calc in investigating activities in teaching and learning Statistics. The
Mathematics’ Research Theory, from João Pedro da Ponte, tries to establish a
teaching and learning environment near the real mathematic professions activities by
the methodical enquiry. To do so, activities planned with the use of this software
benefit the students in many experiments. In this perspective, it is assumed that the
use of the computer might not only reduce traditional teaching. The student might be
the centre of the learning process and the teacher the intermediator in the
investigation process. The reflexion made about the activities developed point to a
great students’ commitment in doing the activities and some difficulties in the
investigation process, mainly, because it is the first investigation experience with
these students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | por |
dc.subject | Investigação matemática | por |
dc.subject | TIC na educação matemática | por |
dc.subject | LibreOffice Calc | eng |
dc.subject | Mathematics learning and teaching | eng |
dc.subject | Mathematical investigation | eng |
dc.subject | TIC in mathematics education | eng |
dc.title | Atividades de investigação sobre conceitos estatísticos com o uso do LibreOffice Calc | por |
dc.title.alternative | Investigation activities about statistical concepts with the use of LibreOffice Calc | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo delinear os resultados de um estudo de caso
sobre o uso do LibreOffice Calc em atividades investigativas no ensino e
aprendizagem da Estatística. A teoria da Investigação Matemática de João Pedro da
Ponte procura estabelecer um ambiente de ensino e aprendizagem mais próximo ao
fazer do matemático profissional por meio da indagação metódica. Para tanto, as
atividades planejadas com o uso desse software privilegiam ao aluno diversos experimentos. Nessa perspectiva, acredita-se que o uso do computador não deve
simplesmente reproduzir o ensino tradicional. O aluno deve ser o centro do processo
de aprendizagem e o professor o intermediador do processo de investigação. As
reflexões realizadas sobre as atividades desenvolvidas apontam para um maior
empenho por parte dos alunos na realização das atividades e algumas dificuldades
no processo de investigação, principalmente por esta ser uma primeira experiência
investigativa com esses alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |