Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHildebrand, Hermes Renato
dc.creatorLondero, Susana
dc.date.accessioned2018-02-09T14:50:59Z
dc.date.available2018-02-09T14:50:59Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12401
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis article is the result of investigative work on digital inclusion of older people concerned by the Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Its main objective was to investigate how they learn, what difficulties they encountered and a private tutor can help to enhance the achievement of the necessary digital literacy skills this. The study was conducted with a group of seniors who, in tutoring, used their computers, tablets, digital cameras and smartphones, exploring and understanding their resources. We conclude that the role of the tutor is critical in these cases and that value the "knowledge of life" of these students is also truly importantin this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdosospor
dc.subjectTDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)por
dc.subjectInclusão e letramento digitalpor
dc.subjectElderlyeng
dc.subjectInclusion and digital literacyeng
dc.titleInclusão digital de idosos: usando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com a terceira idadepor
dc.title.alternativeDigital inclusion of older persons: using digital technologies of information and communication (TDIC) with seniorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo é resultado de um trabalho investigativo sobre a inclusão digital de idosos interessados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O principal objetivo é investigar como eles aprendem. Quais as dificuldades que encontram e se um professor particular pode contribuir para potencializar a conquista das habilidades necessárias para um letramento digital. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de idosos, que, em aulas particulares, utilizaram seus computadores, tablets, câmeras fotográficas digitais e smartphones, explorando e compreendendo seus recursos. Concluímos que o papel do professor particular é fundamental nestes casos e que valorizar os “saberes de vida” destes alunos também é verdadeiramente importante neste processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto