dc.contributor.advisor | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.creator | Schio, Regina | |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T11:24:31Z | |
dc.date.available | 2018-02-14T11:24:31Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12405 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Portuguese teaching and learning requires a lot of reading, attention and dedication from both teacher
and students, since reading and writing is not an attractive task to develop in schools nowadays. Despite
many benefits, the simplified use of words on the media has been realized with the intention to save
time. This article aims to report the results of a case study conducted during the period from May to
June in a state school in Santa Maria RS.
This study used the Educational Social Network Edmodo to
produce argumentative posts to promote learning of the mother tongue with students in the high school.
The production of posts were used to investigate linguistic resources that students used for
communication. The results suggest that students feel encouraged and confortable to use the
Educational Social Networking Edmodo, exploring mainly verbal and nonverbal language to produce
argumentative posts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Post argumentativo | por |
dc.subject | Edmodo | por |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.subject | Argumentative post | eng |
dc.title | Produção textual no ensino médio por meio da rede social educacional Edmodo | por |
dc.title.alternative | Textual production in high school by using the educational social network Edmodo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Ensinar e aprender português requer muita leitura, atenção e dedicação tanto do professor quanto do
aluno, por que ler e escrever nos dias atuais não é uma tarefa de fácil aceitação. Apesar de muitos
benefícios, a mídia com a intenção de economizar tempo tem reduzido excessivamente . Este artigo
tem como objetivo relatar os resultados de um estudo de caso realizado durante o período de maio a
junho em uma Escola Estadual da cidade de Santa Maria RS.
O trabalho realizado baseouse
na
produção textual por meio da Rede Social Educacional Edmodo, em que alunos do segundo ano do
ensino médio produziram posts argumentativos utilizando essa rede para promover a aprendizagem da
língua materna. Através da produção de posts foi investigado a que recursos linguísticos os alunos
utilizaram para a comunicação. Conforme os resultados, foi possível observar que os alunos sentemse
incentivados ao uso da Rede Social Educacional Edmodo, utilizando principalmente os recursos de
linguagem verbal, não verbal e os operadores argumentativos para estabelecer a comunicação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |