Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorGonçalves, Jair dos Santos
dc.date.accessioned2018-02-14T12:30:48Z
dc.date.available2018-02-14T12:30:48Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12411
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractThrough this research, is intended to analyze the process of using TIC in lessons in Music Education with a Student Orchestra in a public school of RS-Brasil. Furthermore, it investigates how the audio-visual can assist in the processes of teaching and learning music in spaces school and non-school spaces. Through the study of the production and mixing a CD and a DVD musical process, one can verify the contribution of new technologies to the musical education of students, as well as didactic and pedagogical implications and ways of using TIC in the course process. It is a qualitative study, based on a design methodology. The survey allowed us to understand the concept of Interactive Music Education, where unite, interdisciplinary, theoretical contributions coming from the area of music education, with the area of Educational and Communication Technologies applied to Education, in particular, the musical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação musical interativapor
dc.subjectProdução audiovisualpor
dc.subjectOrquestra estudantilpor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAudiovisual productioneng
dc.subjectInteractive music educationpor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.titleEducação musical e tecnologias da informação e comunicação: o processo de aprendizado de uma orquestra estudantil através do audiovisualpor
dc.title.alternativeMusic education and information and communication technologies: the process of an orchestra student learning through audiovisualeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em aulas de Educação Musical com uma Orquestra Estudantil, em uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Além disto, investiga-se como o audiovisual pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de música, nos espaços escolares e não escolares. Através do estudo do processo de produção e mixagem de um CD e de um DVD musicais, pode-se verificar a contribuição das novas tecnologias para a formação musical dos alunos, bem como as implicações didático-pedagógicas e maneiras de utilização das TIC no decorrer do processo. É um estudo qualitativo, baseado na metodologia de projetos. A pesquisa possibilitou a compreensão do conceito de Educação Musical Interativa, onde se unem, interdisciplinarmente, aportes teóricos oriundos da área de educação musical, com os da área das Tecnologias Educacionais e Comunicação aplicadas à Educação, em específico, a musical.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto