dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Brandt, Léocla Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T10:59:15Z | |
dc.date.available | 2018-02-15T10:59:15Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12431 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | In the governmental sphere, several public policies were created and are being created or developed in the sense of establishing a national system of education that can effect a training more adjusted to the current demands of society. It was created the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), which aims to approach the university with the school from the insertion of the students in formation. Considering the concern with the academic development of the future professionals of the Physical Education course - Licentiate of the Federal University of Santa Maria (UFSM), this work has as objective: to present the contributions of the PIBID during the academic formation of the students. Faced with the difficulties encountered in schools, and the lack of teaching experience of undergraduate students with the different realities found today, this research is presented as a way of showing how the practice of the pibidian students and the internship during their formation. As a research method, a literature review was initiated, which will be complemented by observations and interviews with students enrolled in the PIBID and the internship. Even in view of the specificities existing between the PIBID and the Supervised Internship of undergraduate courses, the purpose is to encourage the student's link in initial formation with basic education and the improvement of teaching and the quality of the public school. Thus, collaborating with higher quality training for students and future professiona | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | Aprendizagem da docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas | por |
dc.title.alternative | Teaching learning in initial training: school insertion developed knowledge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | No âmbito governamental, várias políticas públicas foram criadas e estão sendo criadas ou desenvolvidas no sentido de se instituir um sistema nacional de educação que possa efetivar uma formação mais ajustada as atuais demandas da sociedade. Criou-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que visa a aproximação da universidade com a escola a partir da inserção dos alunos em formação. Tendo em vista a preocupação com o desenvolvimento acadêmico dos futuros profissionais do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho tem como objetivo: apresentar as contribuições do PIBID durante a formação acadêmica dos discentes. Diante das dificuldades deparadas nas escolas, e a falta de experiência docente dos alunos de graduação com as diferentes realidades encontradas nos dias atuais, traz-se esta pesquisa como forma de mostrar como se dá a prática dos alunos pibidianos e do estágio durante sua formação. Como método de pesquisa, iniciou-se uma revisão de literatura, que será complementada de observações e entrevistas com alunos inseridos no PIBID e no estágio. Mesmo diante das especificidades existentes entre o PIBID e o Estágio Supervisionado dos cursos de licenciatura, tem-se como propósito incentivar o vínculo do aluno em formação inicial com a educação básica e do aperfeiçoamento à docência e a qualidade da escola pública. Assim, colaborando com uma capacitação de maior qualidade para os alunos e futuros profissionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |