dc.contributor.advisor | Fleig, Maria Talita | |
dc.creator | Berleze, Eliana Avinio | |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T13:20:29Z | |
dc.date.available | 2018-02-15T13:20:29Z | |
dc.date.issued | 2016-11-10 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12437 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | In this monograph on Specialization in Teaching in Early Childhood Education I present the path covered and the challenges experienced as supervisor, seeking to understand the needs of the group of children, teachers, community, based on a proposal of organization of spaces in a municipal school of Early Childhood Education, Santa Maria / RS, which considers the environment as an educational medium. With a qualitative approach, this action research emerged from the collective demands based on the need for organization and modifications in the school spaces, thus requiring the elaboration of a proposal that was embraced by the group and generated significant transformations from the training meetings, studies and actions Developed. The objective of this work is to reflect on the processes experienced with the group of teachers and managers on the organization of spaces in Early Childhood Education. My records, minutes of meetings, photographs and moments of study were the references that made possible the elaboration of the reflections that are presented here and considered valid to be shared, and that constitute my diary (ZABALZA, 2004). Thus, this shared process resulted from the planned intentions of the adults (teachers, managers, employees and families), who sought to organize and make available to the children opportunities and possibilities that guided the experiences and encouraged original interpretations, new, sometimes even different Of those that the space was proposed to realize in the first moment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Organização dos espaços | por |
dc.subject | Protagonismo das crianças | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Organization of spaces | eng |
dc.subject | The protagonism of children | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.title | A organização dos espaços na educação infantil uma proposta de garantia do protagonismo docente e das crianças | por |
dc.title.alternative | The organization of spaces in children education: a guarantee proposal for teaching protagosnism and children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Nesta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil apresento o caminho percorrido e os desafios vivenciados como supervisora, buscando compreender as necessidades do grupo de crianças, docente e comunidade, a partir de uma proposta de organização dos espaços em uma escola municipal de Educação Infantil, Santa Maria/RS, que considera o ambiente como meio educativo. Com abordagem qualitativa, essa pesquisa-ação surgiu das demandas coletivas pautadas na necessidade de organização e modificações nos espaços da escola, exigindo assim a elaboração de uma proposta que foi abraçada pelo grupo e gerou transformações significativas a partir das reuniões de formação, estudos e ações desenvolvidas. O objetivo desse trabalho é refletir sobre os processos vivenciados com o grupo de docentes e gestoras sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. Os meus registros, atas de reuniões, fotografias e momentos de estudo foram as referencias que possibilitaram a elaboração das reflexões que são aqui apresentadas e consideradas válidas de serem compartilhadas, e que constituem meu diário (ZABALZA, 2004). Assim, esse processo compartilhado resultou das intenções planejadas dos adultos (docentes, gestoras, funcionárias e famílias), os quais buscaram organizar e colocar à disposição das crianças oportunidades e possibilidades que orientaram as experiências e incentivaram as interpretações originais, novas, algumas vezes até diferentes daquelas que o espaço se propunha realizar no primeiro momento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |