dc.contributor.advisor | Correa, Aruna Noal | |
dc.creator | Fernandes, Morgani dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T13:28:35Z | |
dc.date.available | 2018-02-15T13:28:35Z | |
dc.date.issued | 2016-09-10 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This term paper is a qualitative research, an action research, permeated by a reflective study about the importance of providing nooks and crannies that promote, in a pleasant way, the development and learning in childhood. Therefore, the research problem was outlined: How to provide experiences that promote leadership and learning in childhood, in everyday routines, filled in a creative and pleasurable way? Above all, it should contemplate the guidelines of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (BRAZIL, 2009a), as well as the actions of living with, playing, engaging, exploring, expressing and getting to know oneself. As the central objective, identifying findings that reflect on building experiences, nooks and crannies that fascinate children of kindergarten class in the city of Santa Cruz do Sul / RS was made possible, which is essential to everyday pedagogical work. That enables the expansion of experiences. The results show the necessity for "breaking the mould" of children, causing them astonishment at something "new". With this study, it was possible to conclude that the routines of early childhood education, proposing nooks and crannies provide experiences that promote leadership and learning in childhood. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Cantos e recantos | por |
dc.subject | Rotina | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Nooks and crannies | eng |
dc.subject | Routine | eng |
dc.subject | Experiences | eng |
dc.title | Experiências, cantos e recantos que fascinam | por |
dc.title.alternative | Experiences, nooks and crannies that fascinate | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A presente monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação-ação, permeada por um estudo reflexivo sobre a importância de se propiciar cantos e recantos que promovam, de forma prazerosa, o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. Para tal, delineou-se o problema de pesquisa: Como propiciar experiências que promovam o protagonismo e a aprendizagem na infância, em cotidianos carregados de rotinas, de forma criativa e prazerosa? E, acima de tudo, com a preocupação de que contemplem as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009a), bem como, as ações de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Como objetivo central, possibilitou-se identificar conhecimentos, imprescindíveis ao trabalho pedagógico cotidiano, que reflitam na construção de experiências, cantos e recantos que fascinem as crianças de turma de educação infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS. Possibilitando a ampliação das vivências. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de se “quebrar” a rotina das crianças, causando-lhes espanto por algo “novo”. Com este estudo, é possível concluir que nas rotinas da Educação Infantil, propor cantos e recantos propiciam experiências que promovem o protagonismo e a aprendizagem na infância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |