Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleig, Maria Talita
dc.creatorPires, Elisângela
dc.date.accessioned2018-02-15T13:48:32Z
dc.date.available2018-02-15T13:48:32Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12440
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work brings a reflection through letters self narratives on the challenges of managing the pedagogical work in early childhood education, through the eyes of management, designing paths to be traversed by the group and records the route through reflective letters, trying to answer the questions about the qualification process of teaching and the management team, which is a subjective process and completely unique. Think how this process happens and map the route you constitute Manager and how this process happens with teachers is complex and intense. Passes by the intention of management and the availability of think of the team? Theoretical understanding on the decolonization of teaching? The construction of the subject teacher through experience? To outlining an investigative path part of the propositions of management training and in everyday conversations, BENJAMIN (1994), BONDÍA (2002) e OLIVEIRA- FORMOSINHO (2002), oral records of school teachers that form the letters.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRegistropor
dc.subjectCartas autonarrativaspor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectRegistrationseng
dc.subjectSelf narratives letterseng
dc.titleCartas autonarrativas e o desafio da gestão do trabalho pedadógico na educação infantilpor
dc.title.alternativeLetters autonarrativas and the challenge of managing the work pedadógico in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho traz uma reflexão através de cartas autonarrativas sobre os desafios da gestão do trabalho pedagógico na Educação Infantil, pela via do olhar da gestão, que projeta caminhos para serem percorridos pelo grupo e registra o percurso através de cartas, procurando responder as questões quanto ao processo de qualificação do fazer docente e da equipe de gestão, que perpassa um processo subjetivo e completamente singular. Pensar como este processo acontece e mapear o percurso de como me constituo gestora e como este processo acontece com os professores é complexo e intenso. Perpassa a intencionalidade da gestão e a disponibilidade de pensar da equipe? Do entendimento teórico à descolonização do fazer pedagógico? Da construção do sujeito professor através da vivência de valores? Para delinear um percurso investigativo parte-se das proposições da gestão nas formações e conversas no cotidiano da escola, registros orais das professoras que constituem as cartas dentro de um processo autonarrativo, selecionadas para compor esse trabalho, tendo como embasamento teórico BENJAMIN (1994), BONDÍA (2002) e OLIVEIRA-FORMOSINHO (2002).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto