dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Becker, Jocinéia Lopes | |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T13:25:03Z | |
dc.date.available | 2016-02-22T13:25:03Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1249 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study is meant to examine the influence of ICT in the process of reading and writing in this school routine for a specific class in beginning literacy. Hereby, seeks to understand the influence of ICT for reading and writing based on a bibliographic review from some authors. Although we used field research through interviews with teachers and students of an institution of Elementary Education of the city of Sobradinho. This work focuses primarily on educational space of the same city. It was through research it was realized that the teacher can transform their classrooms at a time of expanding knowledge of valuing the environment in which the student is inserted. According to data collected in this research it is shown that the teacher is the main source of knowledge of the student, and it is up to him to take this task of assigning and doing their lessons a process of teaching and learning enjoyable. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.title | A influência das TIC na alfabetização | por |
dc.title.alternative | The Influence of ICT on literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como intuito analisar a influência das TIC no processo de leitura e escrita presente no cotidiano escolar de uma turma específica, em fase de alfabetização. Por meio deste, busca compreender a influência das TIC para a leitura e a escrita a partir de pesquisa bibliográfica em alguns autores. Ainda utilizou-se de pesquisa de campo através de entrevistas com professores e alunos de uma instituição de Ensino Fundamental do município de Sobradinho. Este trabalho está centrado principalmente no espaço educativo deste mesmo município. Foi através da pesquisa que se percebeu que o professor pode transformar suas aulas em um momento de ampliação de conhecimento valorizando o meio em que o educando está inserido. Conforme dados coletados nesta pesquisa, mostra-se que o professor é a principal fonte de conhecimentos do aluno, e cabe a ele aproveitar esta tarefa atribuindo e fazendo de suas aulas um processo de ensino e aprendizagem prazeroso. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |