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dc.contributor.advisorSawitzki, Rosalvo Luis
dc.creatorBordin, Márcia Simone da Silva
dc.date.accessioned2016-02-23T13:24:05Z
dc.date.available2016-02-23T13:24:05Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1258
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndisciplinaspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectViolênciaspor
dc.subjectEscolapor
dc.titleProblematizações acerca das indisciplinas nas aulas de Educação Físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação (PPG) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria. O tema desta investigação é a indisciplina, (e indiretamente os conflitos e as violências) nas aulas de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais são as contribuições da prática pedagógica dos professores de Educação Física frente às indisciplinas nas instituições de ensino e qual o tratamento dado a estas situações. O tipo de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação foram: a observação direta (um semestre) e pesquisa bibliográfica sobre a temática. Os participantes da pesquisa foram uma professora de Educação Física e uma turma de alunos do quinto ano com as quais ela trabalha em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Santa Maria-RS. O aporte teórico utilizado foi: Estrela (1994), Vasconcellos (1995), Guimarães (1996), Passos (1996), Bracht (1997), Weinberg; Gould (2001), Assis (2003), De Vries & Zan (2003), Vinha (2003), Gressler (2004), Chizzotti (2006), Mazzotti (2006), Dani (2008), Garcia (2008), Kauark (2008), Scriptori (2008), Tognetta e Vinha (2008), Xavier (2008). Com base na análise dos dados, observou-se que uma possibilidade de administrar as indisciplinas e os conflitos para que não se tornem violências é por meio do diálogo com os envolvidos. No entanto, é pertinente que se intensifique o trabalho pedagógico na prevenção destas situações, no resgate dos valores e na participação da família na escola. Também poderiam ser mais valorizados os sentimentos dos alunos bem como sua participação e reflexão destes em tudo que lhe diz respeito.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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