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dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorBarbosa, Mariana Garcia
dc.date.accessioned2016-02-23T14:46:45Z
dc.date.available2016-02-23T14:46:45Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1265
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPoluição visualpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleA cultura visual e o meio ambiente como componentes transversalizantes da ação educativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada em escola da rede estadual de ensino, no período destinado ás aulas da disciplina de Educação Artística, com uma turma de 38 alunos do primeiro ano do ensino médio. Ela baseia-se nas necessidades suscitadas pelo mundo contemporâneo capitalista e compartimentado produzindo um novo olhar sobre a forma com que realizamos educação, mais especificamente no trabalho interdisciplinar entre o Ensino da Arte e a Educação Ambiental, em um contexto didático, com metodologias, que possibilitem cruzamentos entre as áreas de conhecimento para a mobilização de reflexões críticas. Assim, ao enfocarmos as questões referentes ao bem estar e ao equilíbrio social pelo olhar ambiental, que se baseia nas inter-relações e interdependências entre o ser humano e seus contextos, estamos trabalhando com a Educação Ambiental e fazendo com que, todos possam participar de forma ativa. Tendo como instrumento de pesquisa o Ensino da Arte elaborando leituras e releituras de imagens, diante da percepção dos 40 alunos de ensino médio pesquisados, através do contato com a linguagem artística, assim puderam conseguir efetivamente uma educação do olhar, porque passaram a perceber a poluição visual e compreenderam o meio ambiente passando para uma visão mais complexa. Buscou-se também diante da realidade de cada sujeito, a compreensão de sua história, sua cultura e seu entorno e efetivando assim, novos caminhos para uma educação mais atual e eficaz.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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