dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Brum, Mariza de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T15:40:43Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T15:40:43Z | |
dc.date.issued | 2007-02-14 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1268 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The following study has as purpose to investigate the professor, aiming at
contextualizing the teaching formation of such professional throughout his university
teaching path. For such, professors at Public Teaching Institutions were approached.
The main objective was to investigate, through imaginary meaningful knowledge
revealed by the professor in his life histories, his history, his present and the
perspective in performing his function. This way, the problem was delimited like that:
what meanings has the professor gone through along his personal and professional
life, to make possible the development of his function? In order to conduct this
research the used instrument was a questionnaire, the biographic method and the
narrative interview of the life history, through document analysis, oral and written
autobiographic testimonials, taking into account that this method enabled to listen to
the professors on his professional life through a qualitative approach. This research
was based on 4 (four) professors, which worries surrounded the recovering of the
teaching and the formation of the professor within the Public Teaching Institutions, as
well as the professor formation history, and its narratives, aiming at recognizing in the
professors the real dimension of their profession. This way, aware that those are tiny
particles of a wider reflection, it was concluded that the valorization of the life paths of
adults constituted new researching proposals in the last years all over the world, the
singularity that each professor meant to be in his profession, attempting to make
possible his work before the demand of the third millennium with globalization, and
because of that, the information and communication speed through computer, that
the active professors are professionals who like what they do, the university is meant
to be an environment for development and challenge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Trajetória docente | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | O docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuro | por |
dc.title.alternative | Professor: his history, his present and his future | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior,
procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na
sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com professor na instituição
de Ensino Superior (IES) público, UFSM. O objetivo principal foi investigar as
significações reveladas pelo docente universitário na interpretação de suas histórias
de vida no que se refere ao desenvolvimento de suas funções, buscando conhecer
sua história, seu presente e a perspectiva na sua função. Dessa maneira, o
problema foi assim delimitado: que significações o professor do ensino superior tem
vivenciado ao longo da vida profissional para tornar possível o desenvolvimento da
sua função? Para a realização desta pesquisa, o instrumento utilizado foi o
questionário e o método biográfico e a entrevista narrativa da história de vida,
através da análise de documentos, depoimentos orais e escritas autobiográficas,
pois esse método possibilitou ouvir a voz dos docentes universitários na sua vida
profissional, numa abordagem qualitativa. Esta pesquisa partiu do relato de quatro
(04) docentes, cujas preocupações envolveram o resgate do ensino e a formação do
professor do ensino superior junto a UFSM; a história da formação docente; e as
narrativas da formação docente, buscando reconhecer nos professores a real
dimensão de sua profissão. Assim, consciente de que são pequenos recortes de
uma reflexão ampla, conclui-se que a valorização dos percursos de vida de adultos
constitui novas propostas de pesquisas nos últimos anos. A singularidade que
constitui cada docente na sua profissão na tentativa de tornar possível o seu
trabalho diante da demanda do terceiro milênio como a globalização. Em
decorrência disso, a velocidade das informações e comunicações através da
informatização; os professores atuantes constituem profissionais que gostam do que
fazem; a universidade constitui um ambiente de crescimento e desafio. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |