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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorVestena, Natana Pozzer
dc.date.accessioned2018-03-15T12:56:27Z
dc.date.available2018-03-15T12:56:27Z
dc.date.issued2014-12-04
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12712
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractIn this paper, I seek to understand the emergency of displacement of schools organization practices, centralized in operations of disciplinary normalization to practices centralized in actions of bio-political normalization, and its effects in schooling of deaf people. The materiality used for this analyze was incorporated by different registers of schools practices, from daily books, reports and curricula dated since 1963. To analyze this materiality, I started with the assumption that all discourse produces practices, subject and truths, and that this discourses result from events that give conditions to enable its emergency. Thereby, I analyze discursive productions being in these documents to comprehend movement of school organization forms and its effects in educations of deaf people, in both moments. It was possible to perceive that an action centered in normalization/correction and production of deaf people able to develop audition and speech, we passed in contemporaneity age, produce actions of normalization of this person through creation of naturalization conditions for introduce his presence on school. These conditions passed mainly by official sign language and of legal forecast of an interpreter on classes. This movement has as matrix of rationality the neo-liberal govern mentality, starting from implementation of strategies bio-political put into practice to promote security of population.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas discursivaspor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectDiscursive practiceseng
dc.subjectSchool administrationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.titleDeslocamentos das práticas de organização escolar e seus efeitos na educação de surdospor
dc.title.alternativeMovements of schools organization practices and its effects in education of the deafeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste trabalho procuro compreender a emergência de deslocamentos nas práticas de organização escolar, centradas na operação da normalização disciplinar para as práticas centradas nas ações de normalização biopolítica, e seus efeitos na escolarização de sujeitos surdos. A materialidade utilizada para a análise foi constituída por diferentes registros de práticas escolares, desde livros diários, relatórios e planos curriculares datados desde 1963. Para analisar essa materialidade, partiu-se do pressuposto de que todo discurso produz práticas, sujeitos e verdades, e que esses discursos resultam de acontecimentos que lhes dão condições de possibilitar sua emergência. Dessa forma, analiso as produções discursivas presentes nestes documentos para compreender os deslocamentos das formas de organização escolar e seus efeitos na educação dos sujeitos surdos nos dois momentos. Foi possível perceber que de uma ação centrada na normalização/correção e na produção de sujeitos surdos capazes de desenvolver a audição e a fala, passamos na contemporaneidade a produzir ações de normalização desse sujeito através da criação de condições de naturalização de sua presença no espaço escolar. Essas condições passam principalmente pela oficialização da língua de sinais e da previsão legal da figura do intérprete na sala de aula. Tal deslocamento possui como matriz de racionalidade a governamentalidade neoliberal, a partir da implementação de estratégias biopolíticas postas em operação para a promoção da segurança da população.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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