Gênio do bem e gênio do mal: potencializando ações na gestão escolar
Resumo
Observa-se que o ambiente escolar é um espaço de encontro de distintos sujeitos
que apresentam habilidades e potenciais que precisam ser estimulados e
desenvolvidos, dentre eles, o público-alvo da educação especial, mais
especificamente os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Da
mesma forma, estão inseridos no universo da escola os responsáveis por gerir a
instituição de ensino. Sendo assim a pesquisa objetivou identificar de que forma a
gestão escolar potencializa as habilidades do aluno identificado com características
de AH/SD nas inteligências pessoais. Faz-se relevante esta pesquisa, já que busca
contribuir com os estudos acerca das AH/SD nas inteligências pessoais e na gestão
escolar. Para desenvolver esta pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e como
método o estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com uma representante de cada segmento da comunidade
escolar. Utilizou-se como embasamento teórico os autores da temática das AH/SD,
tais como Howard Gardner e Joseph Renzulli; e da gestão escolar, como Libâneo
(2001), Lück (2006, 2010), Luckesi (2007) e Lopes (2010). Os resultados
encontrados evidenciaram que os alunos com AH/SD nas inteligências pessoais
estão ainda em reconhecimento ou em processo de aceitação. Também mostrou um
desconhecimento dos envolvidos no estudo acerca do Projeto Político Pedagógico e
por fim a necessidade de ampliar o diálogo sobre alternativas de enriquecimento
para o aluno com AH/SD nas inteligências pessoais. A partir da pesquisa realizada
foi possível perceber a necessidade de reflexão acerca dos alunos com AH/SD nas
inteligências pessoais, assim como urgência na explanação da importância do
Projeto Político Pedagógico e a participação de todos os segmentos da comunidade
escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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