dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Bazilio, Rosa Maria Galvão | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T13:34:43Z | |
dc.date.available | 2016-02-25T13:34:43Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1272 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Studies on the family and its influence on school learning and development of
children have been the target of interest professionals from different areas, especially
of the humanities. In this perspective, education has sought to investigate how the
developments occurred the institution of family and its role in the formation of the
identity of the children, a as this knowledge is very important for the understanding of
the causes of learning difficulties, and also for educational intervention. In this in this
sense, we will discuss different contributions monograph authors on the following
themes: the concept of the family; family and transformations recent; family and the
construction of identity; work with the family; complaint school; the role of teachers in
school; family and school with regard to schooling and democratic management. We
believe that in the current social structure parents need to be in contact with your
child's school, because the school and the family can articulate means to cativá them
in search of good progress in educational and social life. This study shows some
aspects which influence on family involvement in school life and which are very
important and positive in the daily life of the individual. This way the school and
family can find ways of collectively contribute to the construction of significant for
students learning, making them able to withstand challenges encountered in the
context that it is inserted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Desinteresse dos alunos | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | O desinteresse dos alunos e o papel dos pais com o processo ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The disinterest of the pupils and the paper of the parents with process ensino-aprendizagem in the context of the pertaining to school management. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os estudos sobre a Família e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem escolar dos filhos têm sido alvo de interesse de profissionais de diferentes áreas, especialmente das ciências humanas. Nesta perspectiva, a educação tem procurado investigar como ocorre a evolução da instituição familiar e seu papel na constituição da identidade dos filhos, uma vez que este conhecimento é de suma importância para a compreensão das causas das dificuldades de aprendizagem e para a intervenção educacional. Neste sentido, iremos abordar as contribuições de diferentes autores sobre os seguintes temas: conceito de família; a família e as transformações recentes; a família e a construção da identidade; trabalho com a família; a queixa escolar; o papel do professor no fracasso escolar; a família e a escola em relação à aprendizagem escolar e gestão democrática. Entendemos que na atual estrutura social os pais precisam estar em contato maior com a escola do seu filho, pois a escola e a família podem articular meios para cativá-los na busca de bom andamento na vida social e educacional. Este estudo mostrou alguns aspectos que influenciam na participação da família na vida escolar e que são muito importantes e positivos na vida cotidiana do indivíduo. Desta forma, escola e família podem encontrar meios de contribuir para a construção de aprendizagens significativas para os alunos, tornando-os capazes frente aos desafios encontrados no contexto da Gestão Escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |