Mostrar registro simples

dc.creatorVieira, Valesca Vargas
dc.date.accessioned2018-03-16T14:08:28Z
dc.date.available2018-03-16T14:08:28Z
dc.date.issued2017-03-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12735
dc.description.abstractIn this study, we used the theme "Textile Fabrics" to contextualize chemical contents, in order to favor the teaching and learning process of Organic Chemistry contents for students of last year of a public school in the city of Santa Maria, RS. In this sense, we seek theoretical references of the theme "Textile Fabrics" to establish the relations with the corresponding chemical contents of the target-public. From this, we developed a proposal to approach these contents in the classroom, which was evaluated through interventions, applied in five stages. The methodology of the Three Pedagogical Moments associated to different teaching strategies such as experimental activities and case studies was used to establish the relationships between the contents of chemistry and the students' daily life from the perspective of the theme. The results of this research were obtained through different data collection instruments such as questionnaires, textual productions, research and presentation of papers, reports, observations and notes made by the researcher during the interventions, which were analyzed according to the Textual Discursive Analysis. Regarding the results, we observe an evolution in the construction of the knowledge and several abilities of high school students, which were verified through Analytical tools. Hence, it can be concluded that the theme "Textile Fabrics", associated to the use of different teaching methodologies, approximated Chemistry to student’ reality favoring the teaching and learning process of Organic Chemistry contents.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectTemática “tecidos têxteis”por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectThematic "textile fabrics"eng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleTecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Químicapor
dc.title.alternativeTextile fabrics: a thematic for teaching and learning of Chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica para estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Santa Maria, RS. Para tanto, buscamos referenciais teóricos da temática escolhida “Tecidos Têxteis” para estabelecermos as relações com os conteúdos de química correspondentes da série escolhida. A partir disso, desenvolvemos uma proposta para abordar estes conteúdos em sala de aula, que foi avaliada através de intervenções, as quais foram aplicadas em cinco etapas. Utilizou-se a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos aliadas a diferentes estratégias de ensino como as atividades experimentais e estudo de casos, para estabelecer as relações entre os conteúdos de química com o dia a dia dos estudantes sob a perspectiva da temática. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados como: questionários, produções textuais, pesquisa e apresentação de trabalhos, elaboração de relatórios, observações e anotações realizadas pela pesquisadora durante as intervenções, os quais foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Com relação aos resultados obtidos, observou-se uma evolução na construção do conhecimento e de diversas habilidades dos estudantes do ensino médio, que foi constatada por meio dos instrumentos de análise utilizados. Portanto, pode-se concluir que a temática “Tecidos Têxteis”, associada ao uso de diferentes metodologias de ensino proporcionou uma aproximação da Química com realidade do estudante favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685197822607977por
dc.contributor.referee1Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4446673073911076por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International