Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiqueira, Holgonsi Soares Gonçalves
dc.creatorBarcellos, Sérgio Botton
dc.date.accessioned2016-02-25T14:30:12Z
dc.date.available2016-02-25T14:30:12Z
dc.date.issued2009-03-17
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1275
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the limits and possibilities which permeate the relationship “environmental education-subject connection-citizenship”. So, we tried to clarify what possible transformations social projects on environmental education may stimulate in an established formal educational scenery, through interdisciplinary educative actions and those which stimulate citizenship. Having as a research object the social project “Environmental Education in Vila Kennedy”, promoted by Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Ação – CEMPA, this work was developed together with Creche Municipal Fiori Druck in Vila Kennedy, Santa Maria – RS, during the school year of 2007. As basis for the research resource, we used techniques of participant’s observation, reports and interviews half-structured with people from the school community and from the social project. The qualitative analysis made considers the analyzed project for beyond the school space, taking into consideration the influence that actions in environmental education may have originated in daily life of people involved and how they promoted citizenship exercise throughout the community. This final paper is based on the following issues: a) enlargement of the community understanding about the topic environment; b) possibility of overcoming the disciplinary structure; c) insertion of the topic environment in the school subjects. It showed possible daily indications of limitations and perspectives that social projects on environmental education, developed in state schools and urban communities, may present during their process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleAções em educação ambiental e suas relações com a interdisciplinaridade e cidadania: o caso do projeto social “Educação Ambiental na Vila Kennedy”por
dc.title.alternativeActions in environmental education and their relationships with subject connection and citizenship: The case of the social project “Environmental Education in Vila Kennedy”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades que permeiam a relação “educação ambiental -interdisciplinaridade- cidadania”. Sendo assim, procurou-se elucidar quais as possíveis transformações que projetos sociais em educação ambiental podem instigar em um cenário educacional formal estabelecido, por meio de ações educativas interdisciplinares e de estímulo a cidadania. Tendo como objeto de pesquisa o projeto social “Educação Ambiental na Vila Kennedy”, promovido pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Ação - CEMPA, esse trabalho foi desenvolvido junto a Creche Municipal Fiori Druck na Vila Kennedy, em Santa Maria-RS, no decorrer do ano letivo de 2007. Como base para a fonte de pesquisa foram utilizadas as técnicas de observação participante, relatos e a realização de entrevistas semi-estruturadas com integrantes da comunidade escolar e do projeto social. A análise qualitativa realizada considera o projeto analisado para além do espaço escolar, levando em consideração a influência que as ações em educação ambiental possam ter originado nas vidas cotidianas das pessoas envolvidas e de que forma promoveram o exercício da cidadania na comunidade. A monografia foi norteada pelas seguintes questões: a) ampliação do entendimento da comunidade acerca do tema ambiente; b) possibilidade de superação da estrutura disciplinar e c) inserção da temática ambiental nas disciplinas da escola, no qual desvelam possíveis indicadores cotidianos de limitações e perspectivas que projetos sociais em educação ambiental, realizados em escolas públicas e comunidades urbanas, podem apresentar no decorrer de seu processo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples