Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorBrum, Thagia Quevedo
dc.date.accessioned2016-02-25T14:49:09Z
dc.date.available2016-02-25T14:49:09Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1276
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn the city of Passo Fundo, there is a project of continuing education for teachers of the municipal system of education. It aims to ensure and promote areas of study for the professional development of teachers who take part the municipal system of education,adressing the link between theory and practice, where teachers are subject to the educational process, seeking the construction of new knowledge based on the relationship between the accumulated knowledge and the experiences of everyday school life. With the objective of verifying the methodologies used in the continuing education in service in Passo Fundo Municipal Schools that approached the theme Inclusive Education in the year of 2008 and to know the managers' vision in the formation, interviews were accomplished with the managers of seven schools of the municipal district. Through the structured interview, it´s tried to understand how it happened the formation, to verify the used time, to verify the used methodologies and to verify which obtained satisfactory results. And it was concluded that most of the managers prepared the continuing education in agreement with the interests of the school, using methodologies of easy execution. The schools that organized the formation intending the teachers' preparation for the inclusion, used the mixture of several methodologies as: text, video and lecturers. The evaluation done by those managers is that the formation on the theme inclusive education allows the teachers the knowledge about the subject and the acceptance that this is the reality of the schools, but none of the managers claim that the teachers are prepared to work the inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleFormação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestorespor
dc.title.alternativeContinuing education on the subject of inclusive education - managers’ perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Educação, EaDpor
dc.description.resumoNo município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que compõem o sistema municipal de ensino, contemplando a articulação entre teoria e prática, onde os professores sejam sujeitos do processo educativo, buscando a construção de novos saberes com base na relação entre os conhecimentos acumulados e as experiências do cotidiano escolar. Com o objetivo de verificar as metodologias utilizadas na formação continuada em serviço nas Escolas Municipais de Passo Fundo que abordaram o tema Educação Inclusiva no ano de 2008 e conhecer a visão dos gestores na formação, foram realizadas entrevistas com os gestores de sete escolas do município. Através da entrevista estruturada, procurou-se compreender como ocorreu a formação, verificar o tempo utilizado, constatar as metodologias utilizadas e verificar quais obtiveram resultados satisfatórios. E concluiu-se que a maioria dos gestores prepararam a formação continuada de acordo com os interesses da escola, usando metodologias de fácil execução. As escolas que organizaram a formação pretendendo a preparação dos professores para a inclusão, utilizaram a mistura de várias metodologias como: texto, vídeo e palestrantes. A avaliação feita por esses gestores é que a formação sobre o tema educação inclusiva permite aos professores o conhecimento sobre o assunto e a aceitação de que essa é a realidade das escolas, mas nenhum dos gestores afirma que os professores estão preparados para trabalhar a inclusão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples