Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorBuriol, Dilce Maria Stochero
dc.date.accessioned2016-02-25T15:18:35Z
dc.date.available2016-02-25T15:18:35Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1278
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn the information age with the advent of computers in school systems professionals are compelled to review its procedures and working methods. This process has required the teacher to develop "new ways" to produce the teaching and the appropriateness of the school environment to provide its students spaces able to provide this access with quality. Thus, this work highlights the need for schools include in their procedures and practices, education Information Technologies and Communication Technology (ICT), preparing to mediate such access to students. Reflections proposals were promoted during the course of specialization, which focuses on reflection on the use of Information Technologies and Communication Technologies (ICT) in the school context. We then emphasize that a democratic education needs to provide the effective insertion of the subjects in the modes of production and communication carried over the society in which it is located, is therefore essential to develop actions aimed at technological training for both teachers and for students in the school context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImportânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNa era da informação com o advento dos computadores na escola, os sistemas e seus profissionais estão compelidos a rever seus processos e metodologias de trabalho. Este processo tem exigido do professor o desenvolvimento de “novos modos” de produzir a ação docente, bem como a adequação do contexto escolar para propiciar aos seus alunos espaços capazes de garantir este acesso com qualidade. Desta forma, neste trabalho destaca-se a necessidade da escola integrar em suas metodologias e práticas educativas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS), preparando-se para mediar este acesso aos alunos. As reflexões propostas foram fomentadas no decorrer do curso de especialização, o qual tem como foco a reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informática e Comunicação (TICS) no contexto escolar. Nesta direção, sublinha-se que uma educação democrática necessita propiciar a inserção efetiva dos sujeitos nos modos de produção e de comunicação veiculados na sociedade na qual está inserida, sendo, portanto, fundamental o desenvolvimento de ações voltadas à formação tecnológica, tanto para professores como para alunos, no contexto escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples