Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorBrizzi, Maristela Luisa Stolz
dc.date.accessioned2016-02-25T15:36:13Z
dc.date.available2016-02-25T15:36:13Z
dc.date.issued2009-11-03
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1280
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis paper presents a Specialization Monograph of the Lato Sensus Post graduated Course on Environmental Education, edition held in 2008 and 2009 by Federal University of Santa Maria in Panambi. The purpose of this research was firstly identify with the schools of basic education around 36th CRE and some Web Portals available on the Internet, which already exist and how to present the concepts involving environment and radiation to produce a portal as a virtual learning material to be used for teachers and students from Basic Education Schools. The methodological axis of the research emphasized time of interview, bibliography analysis, the portal production, dissemination and evaluation itself on basic education schools. Initially we attempted to know from schools, what and how they work the concepts associated with Environment and Radiation. This discussion occurred through interviews with teachers from two schools: Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo and Escola Municipal Joaquim Porto Vila Nova. The interviews highlight the need to present the topics in schools, as well as, we can propose educational strategies to promote the learning concepts associated with it. After the conversation with teachers, we analyzed some web portals/sites on the Internet. We tried to select and evaluate the portals as learning enhancers involving the subject. After that, came the portal production as a space of reference for discussing aspects of Radiation, legislation, containing images, videos, interviews, etc. This portal was presented to 3rd graders students of high school at Colégio Sagrado Coração de Jesus, Ijuí, RS, which could interact through the portal interacting space, a wiki structure. It is believed that the portal may be a meaningful tool for many schools and teachers who want to develop their virtual teaching material and to develop a work proposal involving environmental education beyond school space and time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRadiaçõespor
dc.subjectPortal educacionalpor
dc.titleProdução de um portal educacional para ensinar e aprender conceitos sobre ambiente e radiações na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsse documento apresenta a Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Ambiental, edição realizada em 2008 e 2009 pela Universidade Federal de Santa Maria no Pólo de Panambi. O objetivo dessa pesquisa é primeiramente identificar junto as Escolas de Educação Básica da 36ª CRE e alguns portais disponíveis na Internet, o que já existe e como se apresentam os conceitos envolvendo Ambiente e Radiação para, posteriormente, produzir um portal como material didático virtual para ser utilizado por alunos e professores das escolas de Educação Básica. O eixo metodológico da pesquisa enfatizou momentos de entrevista, análise bibliográfica, produção do portal, divulgação e avaliação do mesmo em escolas de Educação Básica. Inicialmente buscou-se saber das escolas, o que e como elas trabalham os conceitos associados a Ambiente e Radiações. Essa discussão ocorreu através de entrevista com professores de duas Escolas: a Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo e a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Porto Vila Nova. Através da entrevista, evidencia-se a necessidade de apresentar a temática nas escolas, bem como, propor estratégias didáticas de como promover a aprendizagem dos conceitos associados ao tema. Posteriormente a conversa com professores, buscou-se avaliar alguns portais/sites disponíveis na Internet. Buscou-se selecionar e avaliar os portais/sites como potencializadores de aprendizagem envolvendo a temática. Logo após, ocorreu a produção de um portal como espaço de referência para discutir aspectos associados a Radiações, Legislação, contendo imagens, vídeos, entrevistas, etc. Esse portal foi apresentado para alunos da terceira série do Ensino Médio, do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí,RS, os quais puderam interagir através do espaço de interação existente no portal, numa estrutura wiki. Acredita-se que o portal produzido possa ser uma ferramenta significativa para muitas escolas e professores que pretende elaborar seu material didático virtual, bem como desenvolver uma proposta de trabalho envolvendo a Educação Ambiental para além dos espaços e tempos escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples