Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorBrondani, Adriane
dc.date.accessioned2016-02-26T13:01:52Z
dc.date.available2016-02-26T13:01:52Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1281
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis completion work of the course aims to achieve a deepening of the theme: Public School Management: in a democratic perspective, breaking old concepts and creating new proposals with the community participation. Introducing the reader to reflect on the manager role, regarding the theory and practice and action to meet the challenges and changes in education. This work is based on the use of library resources that address the topic in question. Public policies change and changing them are new and evolving guidelines for the social including for education. Look up solutions to the educational field through the establishment of partnerships with those who make education happen in the daily life of school. The partnership, network building, exchange, reconstruction project of political education and socialization experiences between schools are considered fundamental conditions necessary for the achievement of school work. The school and its staff should be prepared to occupy that space with commitment, human action, theoretical, technical and political. The members of the team must improve their working relationships and learning to manage conflict so that, from there, benefits are obtained. Solidarity, cooperation and communication and construction in all the variables are most important and improving the relationship and organization of the school system. Partnership, network gathering, changing and exchanging experiences among schools are considered basic conditions to fulfil the school task.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de redespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleGestão da escola pública: ruptura de velhos conceitos e criação de novas propostas envolvendo a comunidadepor
dc.title.alternativeManagement of public school: rupture of old concepts and creating new proposals involving communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso objetiva realizar um aprofundamento da temática: Gestão da Escola Pública: numa perspectiva democrática, rompendo velhos conceitos e criando novas propostas com a participação da comunidade. Apresentando ao leitor uma reflexão quanto ao papel do gestor, no que se refere à teoria e prática, e a sua ação face aos desafios e mudanças na educação. Este trabalho tem por base o auxílio de fontes bibliográficas, que tratam do tema em questão. As políticas públicas evoluem e com elas evoluem e surgem novas orientações para o social, inclusive para a educação. Buscam-se soluções para o campo educacional mediante o estabelecimento de parcerias, com os que fazem à educação acontecer no cotidiano da escola. A parceria, a formação de redes, o intercâmbio, a reconstrução do projeto político-pedagógico e a socialização de experiências entre as escolas são consideradas condições fundamentais e necessárias para a realização do trabalho da escola. A escola e sua equipe devem estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, ação humana teórica, técnica e política. Os participantes das equipes devem trabalhar melhorando seus relacionamentos, e aprendendo a gerenciar conflito, a fim de que, a partir destes, benefícios sejam obtidos. Solidariedade, cooperação e comunicação e construção em conjunto são as variáveis mais importantes na melhoria do relacionamento e organização do sistema escolar. A parceria, a formação de redes, o intercâmbio e a troca de experiências entre as escolas são considerados como condição fundamental para que realizem o seu trabalho escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples