dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Brondani, Adriane | |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T13:01:52Z | |
dc.date.available | 2016-02-26T13:01:52Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1281 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This completion work of the course aims to achieve a deepening of the theme: Public
School Management: in a democratic perspective, breaking old concepts and
creating new proposals with the community participation. Introducing the reader to
reflect on the manager role, regarding the theory and practice and action to meet the
challenges and changes in education. This work is based on the use of library
resources that address the topic in question. Public policies change and changing
them are new and evolving guidelines for the social including for education. Look up
solutions to the educational field through the establishment of partnerships with those
who make education happen in the daily life of school. The partnership, network
building, exchange, reconstruction project of political education and socialization
experiences between schools are considered fundamental conditions necessary for
the achievement of school work. The school and its staff should be prepared to
occupy that space with commitment, human action, theoretical, technical and
political. The members of the team must improve their working relationships and
learning to manage conflict so that, from there, benefits are obtained. Solidarity,
cooperation and communication and construction in all the variables are most
important and improving the relationship and organization of the school system.
Partnership, network gathering, changing and exchanging experiences among
schools are considered basic conditions to fulfil the school task. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de redes | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Gestão da escola pública: ruptura de velhos conceitos e criação de novas propostas envolvendo a comunidade | por |
dc.title.alternative | Management of public school: rupture of old concepts and creating new proposals involving community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão do curso objetiva realizar um aprofundamento da
temática: Gestão da Escola Pública: numa perspectiva democrática, rompendo
velhos conceitos e criando novas propostas com a participação da comunidade.
Apresentando ao leitor uma reflexão quanto ao papel do gestor, no que se refere à
teoria e prática, e a sua ação face aos desafios e mudanças na educação. Este
trabalho tem por base o auxílio de fontes bibliográficas, que tratam do tema em
questão. As políticas públicas evoluem e com elas evoluem e surgem novas
orientações para o social, inclusive para a educação. Buscam-se soluções para o
campo educacional mediante o estabelecimento de parcerias, com os que fazem à
educação acontecer no cotidiano da escola. A parceria, a formação de redes, o
intercâmbio, a reconstrução do projeto político-pedagógico e a socialização de
experiências entre as escolas são consideradas condições fundamentais e
necessárias para a realização do trabalho da escola. A escola e sua equipe devem
estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, ação humana teórica,
técnica e política. Os participantes das equipes devem trabalhar melhorando seus
relacionamentos, e aprendendo a gerenciar conflito, a fim de que, a partir destes,
benefícios sejam obtidos. Solidariedade, cooperação e comunicação e construção
em conjunto são as variáveis mais importantes na melhoria do relacionamento e
organização do sistema escolar. A parceria, a formação de redes, o intercâmbio e a
troca de experiências entre as escolas são considerados como condição
fundamental para que realizem o seu trabalho escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |