Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorKuhn, Bárbara
dc.date.accessioned2018-04-04T12:26:20Z
dc.date.available2018-04-04T12:26:20Z
dc.date.issued2018-01-31
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12857
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe use of social networks, such as Facebook, has been growing every day. This increase has allowed social movements, especially those of gender, race and class, to gain prominence, but also changed information and knowledge transmission. Women across the country have used Facebook groups, many with an eco-feminist bias, to exchange experiences and learn. To understand how these groups could serve as an Environmental Education tool, 157 women members of varying groups answered a questionnaire about how they use and participate in these forums. The medium age was between 18 and 34 years for 91% of women and 89% of women consider themselves feminist. So most of them believe that exchanges between women are a very important network of empowerment, often the initiative and the will were already present but lacked of information and experiences of other women for a greater understanding and from these exchanges 98% of them managed to modify at least one type of attitude towards themselves and the environment. Despite the limitations caused by the use of the Internet, these women also transmit knowledge beyond the web, in their families, work and community in general. In order for other women to access this type of content, a list of groups and their various themes was also made.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectSororidadepor
dc.subjectFacebook®por
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectSororityeng
dc.subjectEnvironmentaleng
dc.titleRedes sociais e ecofeminismo: ferramentas de uma educação ambiental transformadorapor
dc.title.alternativeSocial networks and ecofeminism: transforming tool in environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO uso das redes sociais, como o Facebook, vem crescendo a cada dia. Esse aumento permitiu que não só movimentos sociais, principalmente os de lutas de gênero, raça e classe, ganhassem destaque, como também modificou as formas de informação e transmissão de conhecimentos. Mulheres de todo o país tem utilizado grupos no Facebook, muitos deles com o viés ecofeminista, para trocar experiências e aprendizado. Para compreender como esses grupos poderiam servir como ferramenta de Educação Ambiental, 157 mulheres participantes de grupos variados responderam um questionário sobre de que forma utilizam e participam desses fóruns. A idade das entrevistadas foi entre 18 e 34 anos para 91% das mulheres e 89% delas se consideram feminista. A maioria delas acredita que as trocas entre as mulheres são uma rede muito importante de empoderamento, pois muitas vezes a iniciativa e a vontade já eram presentes mas faltavam as informações e as experiências de outras mulheres para uma maior compreensão. A partir dessas trocas 98% delas conseguiram modificar ao menos um tipo de atitude em relação à si mesmas e ao meio ambiente. Apesar das limitações ocasionadas pelo uso da internet, essas mulheres também transmitem conhecimento para além da tela, em suas famílias, trabalho e comunidade no geral. Para que outras mulheres também possam acessar esse tipo de conteúdo, uma lista de grupos e suas mais variadas temáticas também foi produzida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto