dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Binn, Nilda Clair de Souza | |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T14:04:39Z | |
dc.date.available | 2016-02-29T14:04:39Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1288 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras , Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the use of ICT in special education as a means of facilitating access to knowledge, expanding opportunities for PNEEs, adapting the content, considering the reality of the student. Does the reporting of resource utilization EdiLim, an editor of activity that is part of Lim (environment where they can create educational materials) in the development and implementation of learning object "Vowels and animals" for students with intellectual disabilities. It is a feature that provides a pleasant, easy handling and operation for students, with the possibility of creating activities in a simple manner. We selected some of the different activities that are used to perform in the classroom, providing opportunities for interfaces with images of the students' experiential environments, interesting, stimulating thought and encouraging the cognitive acquisition. To develop and apply the learning object was found how important it is to know the reality of students with intellectual disabilities. Having knowledge of reality, the teacher must start from these experiences to propose meaningful learning situations that encourage the development of diverse skills. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Edilim | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | A utilização do EdiLim na criação do objeto de aprendizagem "As vogais e os animais" para alunos com deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | The use of EdLlim in learning object creation "vowels and animals" for students with intellectual disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda o uso das TICs na educação especial como meio de facilitar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades das PNEEs, adequando o conteúdo, considerando a realidade do aluno. Faz o relato da utilização do recurso EdiLim, um editor de atividades que faz parte do Lim (ambiente onde se pode criar materiais educativos) no desenvolvimento e aplicação do objeto de aprendizagem “As vogais e os animais” para alunos com deficiência intelectual. É um recurso que apresenta um ambiente agradável, de fácil manuseio e exploração para os alunos, com a possibilidade de criação de atividades de maneira simples. Foram selecionadas algumas atividades diferentes das que estão acostumados a realizar em sala de aula, oportunizando interfaces com imagens do contexto vivencial dos alunos, ambientes interessantes, estimulando o pensamento e favorecendo a aquisição cognitiva. Ao desenvolver e aplicar o objeto de aprendizagem foi constatado o quanto é importante conhecer a realidade do aluno com deficiência intelectual. Tendo conhecimento da realidade, o professor deve partir destas experiências vividas para propor situações de aprendizagem significativas que favoreçam o desenvolvimento das mais diversas habilidades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |