dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Borges, Clériston Diniz | |
dc.date.accessioned | 2018-04-12T14:05:46Z | |
dc.date.available | 2018-04-12T14:05:46Z | |
dc.date.issued | 2014-12-18 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12940 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The teaching of environmental education must be based on interactive and collaborative educational activities
that contribute to the construction of teaching and learning. Thus, this study can be performed through the use of
technologies. Computer, internet and multimedia projector with actions aimed at environmental education,
targeting public 25 students from 5th Year A of the State School Dr. David Barcelos Waterfall: Thinking about
it, a lesson plan where the following media were used was performed South-RS. The objective of this study was
to assess the importance of media as a tool in the teaching of environmental education. After performing the
activities of the lesson plan it was found that most students, through observations, obtained grades 8 and 9,
which showed a very good performance in the tasks as well as integration with the media, interest and
participation in the making of toys from recyclable materials. With it became clear that the use of media with
homework is important because it makes the collaborative learning, contributing to a cooperative, interactive,
creative and meaningful learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Uso de recursos computacionais como ferramenta de apoio na educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Use of computational resources as a support tool for environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O ensino da educação ambiental deve estar embasado em ações pedagógicas interativas e colaborativas que
contribuam para a construção do ensino-aprendizagem. Logo, esse estudo pode ser realizado por meio do uso de
tecnologias. Pensando nisso, foi realizado um plano de aula onde foram utilizadas as seguintes mídias:
computador, internet e projetor multimídia com ações voltadas para a educação ambiental, tendo como público
alvo 25 alunos do 5º Ano A da Escola Estadual Dr. David de Barcelos de Cachoeira do Sul-RS. O objetivo deste
trabalho foi verificar a importância das mídias como ferramentas auxiliares no ensino da educação ambiental.
Após a realização das atividades do plano de aula verificou-se que a maioria dos os alunos, através das
observações realizadas, obtiveram notas 8 e 9, o que demonstrou um desempenho muito bom na realização das
tarefas, bem como integração com as mídias, interesse e participação na confecção dos brinquedos com materiais
recicláveis. Com isso ficou claro que o uso das mídias nas tarefas escolares é relevante, pois torna o aprendizado
colaborativo, contribuindo para uma aprendizagem cooperativa, interativa, criativa e significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |