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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorNervis, Edimara Láutia
dc.date.accessioned2018-04-16T15:04:32Z
dc.date.available2018-04-16T15:04:32Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12981
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialiazação em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work has like the aims geral ojective to investigate the understanding of educators from schools in the Constantine city, about the importance of the Directives and Bases and National Education Law no. 9394/1996, and analyze the public school in view of the law. The work is divided in six chapters, with the first five have some issues related to the articles considered most relevant, in a theoretical ideas of several authors. The sixth chapter is reserved for field research, which will be held in interviews, in order to collect data to inform the view of educators on the real targets, limits and contradictions of Brazilian education through the creation of the LDB. Then comes the opportunity to reflect on the progress and the gaps left by the law governing the educational institutions and the Educational System in general. Note the need for studies and discussions about the interests wrapped, the collective participation in the construction and reconstruction of the LDB, arising out of school autonomy with the law, interference in the actual preparation of learners for the demands of society and the formation of citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLDB (Lei de Diretrizes e Bases)por
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectIntençõespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectContextopor
dc.subjectPercepçõespor
dc.titleA nova LDB e as mudanças na prática escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral, investigar a compreensão dos educadores das escolas do município de Constantina, acerca da importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº. 9.394/1996 e, analisar a escola pública na perspectiva dessa lei. O trabalho se divide em seis capítulos, sendo que os cinco primeiros apresentam alguns tópicos referentes aos artigos considerados de maior relevância, num referencial teórico com idéias de diversos autores. O VI capítulo é reservado à pesquisa de campo, a qual acontecerá por meio de entrevistas, visando coletar dados que informem a visão dos educadores sobre as verdadeiras intenções, limites e contradições da educação brasileira a partir da criação da LDB. Surge então, a oportunidade de refletir sobre os avanços e as lacunas deixados pela lei que regulamenta as instituições escolares e o Sistema Educacional de modo geral. Percebe-se a necessidade de estudos e discussões acerca dos interesses envoltos, da participação coletiva na construção e reconstrução da LDB, da autonomia escolar advinda com a lei, das interferências reais no preparo do educando para as exigências da sociedade e para a formação da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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