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dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorNascimento, Regina Stella Pereira do
dc.date.accessioned2018-04-17T12:17:18Z
dc.date.available2018-04-17T12:17:18Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12987
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe formation of the School Council - Conselho Escolar – in all public schools is a condition required to enable the school to receive financial resources, once the Council has the prerogative to manage, to deliberate about priorities and to administrate such resources, which warrants its own existence. However, this is not sufficient to comply with the legal requirements. Therefore, it is to be ensured the full exercise of its other functions: consultative, deliberative, normative and evaluative. This essay intends to report the experience developed by the author with the School Councils circumscribed to the area of Secretaria Executiva Regional I, of the administration of the Municipality of Fortaleza, to share methods, mechanisms and instruments which may contribute for the adequate functioning of School Councils, for the efficient and efficacious accomplishment of their purposes. Because of the characteristics of this essay it was made the option by the qualitative approach and it has been used the direct observation and the questionnaire as the most appropriate techniques to the data collection. In the evaluation of the experience it has been outlined the advances and identified difficulties which may be overcome. It has been concluded that School Council- Conselho Escolar- is an essential instrument to propitiate the conscious participation of all segments which comprise the school, to enlarge and to intensify the internal and external relations, and to promote the democratization of the school management, as well as improvement of the quality of services rendered by the school and to facilitate the participation of teachers, staff, students and their parents in the school routine.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipação conscientepor
dc.subjectQualidade da educação escolarpor
dc.subjectSchool councileng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectConscious participationeng
dc.subjectSchool quality educationeng
dc.titleConselho escolar: instrumento para melhoria da qualidade da educação escolar - uma experiência em Fortalezapor
dc.title.alternativeSchool council: instrument improvement of the school quality education - experience in Fortalezaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA constituição do Conselho Escolar em todas as escolas públicas é condição exigida para que a escola receba recursos financeiros, uma vez que o Conselho tem a prerrogativa de gerir, deliberar sobre as prioridades e aplicar tais recursos, o que garante sua existência. Contudo, isso é insuficiente para cumprir os preceitos legais. Há, portanto, que se assegurar o exercício pleno de suas outras funções: consultiva, deliberativa, normativa e avaliativa. Pretende-se com este trabalho relatar a experiência desenvolvida pela autora com os Conselhos Escolares circunscritos à Secretaria Executiva Regional I da Prefeitura Municipal de Fortaleza, de modo a partilhar métodos, mecanismos e instrumentos que podem contribuir para o funcionamento adequado de Conselhos Escolares, para o cumprimento eficiente e eficaz de suas finalidades. Dadas as características do trabalho fez-se a opção pela abordagem qualitativa e utilizou-se a observação direta e o questionário como as técnicas mais adequadas à coleta de dados. Na avaliação da experiência são apontados avanços e identificadas dificuldades as quais podem ser superadas. Conclui-se que o Conselho Escolar é um instrumento imprescindível para propiciar a participação consciente de todos os segmentos que compõem a escola, ampliando e intensificando as relações internas e externas, promover a democratização da gestão escolar bem como a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela escola e facilitar a participação de professores, funcionários, alunos e seus pais no cotidiano da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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