dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Busanello, Rossana Martini | |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T14:38:15Z | |
dc.date.available | 2016-03-01T14:38:15Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1298 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.title | A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática em uma Oficina de Letras, realizada em uma instituição especializada que atende jovens e adultos com déficit cognitivo, em Santa Maria, RS. O texto apresenta inicialmente o percurso profissional da pesquisadora, bem como o contexto institucional onde se desenvolve a Oficina de Letras. Em seguida é feita uma incursão pelo referencial teórico partindo das contribuições de Ausubel em relação à aprendizagem significativa, articuladas a autores que tratam do tema. Ao final do texto conclui-se que na experiência da Oficina de Letras, a construção do conhecimento interligada a questões da vida diária, possibilitou que os alunos se tornassem mais participantes das atividades e utilizassem esses novos conhecimentos para melhor atuarem em seus mundos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |