Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Caio Cesar Piffero
dc.creatorBerguemmayer, Elisandra Conterato
dc.date.accessioned2016-03-01T15:52:21Z
dc.date.available2016-03-01T15:52:21Z
dc.date.issued2010-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1300
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.titlePráticas pedagógicas e a inclusão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoNeste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, além disso, a forma como a instituição organiza sua ação didático-pedagógica para que a inclusão aconteça, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem. Foi utilizada a estratégia da observação direta das práticas pedagógicas inclusivas e uma entrevista semiestruturada com a direção e os pais dos alunos, tendo como fio condutor a questão da inclusão. Os resultados evidenciaram dificuldades operacionais como a falta de formação para se trabalhar com esses alunos; o grande número de alunos nas salas de aulas; a questão da avaliação; as más condições das escolas públicas no que diz respeito à infraestrutura; material didático-pedagógico inadequado ou inexistente; a angústia dos pais diante do desconhecido. Por outro lado, os docentes crêem no processo de inclusão e sentem necessidade de evoluir do discurso à ação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples