Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCopetti, Fernando
dc.creatorNörnberg, Letícia Leal
dc.date.accessioned2018-04-20T14:12:53Z
dc.date.available2018-04-20T14:12:53Z
dc.date.issued2004-11-04
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13022
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify the physical fitness and the competence perception of scholars. Especially, to verify if relationship exists between physical fitness and the perception of athletic competence. They were appraised 192 scholars, from 8 to 17 years, of both sexes, contained by age. The physical fitness was analyzed so much in relation to the health with relationship to the sporting installment. In the physical fitness related to the health, the scholars met eutrophic, meantime in the other variables of physical fitness they pondered below the healthy zone. With relationship to the sporting installment, levels weak and very weak of physical fitness prevailed. It was observed that in the physical fitness of the group, the boys had better acting in relation to the girls starting from the 12 years, increasing with the age. With relationship to the competence perception, he/she identified high perception in all the sub-scales, being the percentile largest in the age group of the 8 to the 11 years. For the behavior of the averages of competence perception, in spite of the boys to have medium adult in most of the age groups, that difference was only significant in the athletic competence, in the age group of the 15 to the 17 years. For the boys the age was not an important factor, however, for the girls it was significant in the school competence, that was larger of the 8 to the 11 years, and in the social acceptance it was larger in the group of the 15 to the 17 years. With relationship to the relationship between physical fitness and competence perception, in spite of there being a tendency of the scholars that you/they had better acting they also have a higher average of perception of athletic competence, the statistical values were not significant.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscolarespor
dc.titleAptidão física e percepção de competência de escolarespor
dc.title.alternativePhysical fitness and perception of competence of scholarseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar a aptidão física e a percepção de competência de escolares. Em especial, verificar se existe relação entre aptidão física e a percepção de competência atlética. Foram avaliados 192 escolares, de 8 a 17 anos, de ambos os sexos, agrupados por idade. A aptidão física foi analisada tanto em relação à saúde quanto à prestação esportiva. Na aptidão física relacionada à saúde, os escolares encontravam-se eutróficos, entretanto nas demais variáveis de aptidão física concentraram-se abaixo da zona saudável. Quanto à prestação esportiva, níveis fraco e muito fraco de aptidão física prevaleceram. Observou-se que na aptidão física do grupo, os meninos tiveram melhor desempenho em relação às meninas a partir dos 12 anos, aumentando com a idade. Quanto à percepção de competência, identificou-se percepção alta em todas as subescalas, sendo o maior percentual na faixa etária dos 8 aos 11 anos. Para o comportamento das médias de percepção de competência, apesar dos meninos terem maior média na maioria dos grupos etários, essa diferença só foi significativa na competência atlética, no grupo etário dos 15 aos 17 anos. Para os meninos a idade não foi um fator importante, entretanto, para as meninas foi significativa na competência escolar, que foi maior dos 8 aos 11 anos, e na aceitação social foi maior no grupo dos 15 aos 17 anos. Quanto à relação entre aptidão física e percepção de competência, apesar de haver uma tendência dos escolares que tiveram melhor desempenho também terem uma média mais elevada de percepção de competência atlética, os valores não foram estatisticamente significativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto